Andebol: Português Herlander Silva vai treinar na Polónia a equipa feminina do Kobierzyce

O português Herlander Silva vai liderar o KPR Kobierzyce
O português Herlander Silva vai liderar o KPR KobierzyceDusan Milenkovic / ATA Images / Profimedia

O português Herlander Silva tornou-se treinador da equipa feminina de andebol do KPR Gminy Kobierzyce, que compete na principal divisão.

Herlander Silva já orientou equipas portuguesas, como o Alavarium, Sanjoanense e Artística de Avanca foi também adjunto do selecionador da Coreia do Sul e, nos últimos dois anos, tem estado à frente da seleção da Lituânia. O presidente do clube, Ryszard Pacholik, afirmou no site oficial do KPR Gminy Kobierzyce que a contratação do português marca o início de uma nova era na história do clube.

"Queremos evoluir em todos os aspetos e Herlander Silva é um representante da nova geração de treinadores – um técnico para quem não existem pormenores insignificantes. No desporto profissional, cada detalhe conta e ele dá-lhes uma enorme importância", acrescentou.

Silva já se encontrou com a equipa e realizou um treino, mas devido ao decorrer do Mundial de andebol feminino, terá de aguardar pelo seu primeiro jogo oficial.

"Quero conhecer as jogadoras o melhor possível e elevar o nível da equipa. Para mim, é uma honra fazer parte de um clube que significa tanto para a comunidade local e vou dedicar todo o meu trabalho e conhecimento para que os adeptos possam sentir orgulho", afirmou o português.

As polacas conseguiram chegar aos oitavos de final da Taça EHF, eliminando primeiro o Uskudar B.S.K. da Turquia e depois a ADA São Pedro do Sul de Portugal. No entanto, têm tido mais dificuldades na liga nacional, onde somam quatro vitórias e quatro derrotas, ocupando atualmente o quinto lugar da tabela.