Novo treinador, partidas e chegadas... O andebol do PSG foi alvo de uma renovação completa este verão. A primeira mudança? Saiu Raúl González Gutiérrez e entrou Stefan Madsen! Com um novo treinador (e um dinamarquês), a equipa parisiense vai retomar o seu caminho depois de uma pré-época bem sucedida no Japão. Tudo isto com um plantel que também foi renovado. Assim, o Montpellier deverá enfrentar uma equipa completamente diferente da que perdeu (28-28, 8-7 nos lançamentos de 7 metros) em maio passado.
Uma Paris diferente
O mínimo que se pode dizer é que a equipa parisiense no Futuroscope deste fim de semana será uma equipa nova. De facto, será o primeiro jogo oficial da época do PSG. E, embora as surpresas tenham sido poucas nos últimos tempos, desta vez será a oportunidade de descobrir de que é feita a "nova" equipa da capital.
Antes de mais, será que o estilo de jogo vai mudar? Afinal, Madsen leva para França a sua experiência dinamarquesa. É bom, mas o Montpellier deve ser muito duro e aguerrido. É um aspeto com o qual terá de lidar desde o início.
Além disso, várias figuras importantes do plantel deixaram Paris. Andreas Palicka, Kent Robin Tonnesen, David Balaguer e Ruben Marchan saíram, deixando uma vaga em aberto. Mikkel Lovkist, Mateo Maras, Karl Konan, Emil Mellegard, Sebastian Karlsson, Abdelrahman Abdou, Noah Gaudin e Gautier Loredon juntaram-se à equipa. Por outras palavras, todos eles tiveram de se adaptar ao seu novo ambiente, para o bem e para o mal.
Mas tendo em conta o que foi produzido na pré-época (vitória por 36-35 sobre o Zeekstar Tokyo, vitória por 30-23 sobre a seleção japonesa, e outra, novamente contra os nipónicos), o PSG tem muito em que se apoiar.
"É mais um passo em frente. Vamos ter de continuar a encontrar os nossos automatismos. É uma equipa jovem que ainda se está a conhecer. O trabalho ainda não está terminado, mas estamos no bom caminho", explicou Luka Karabatic na semana passada, através do site do clube.
No entanto, resta saber se isso será suficiente contra uma equipa do Montpellier que certamente não vai dar nada.
Montpellier a ser batido
As duas equipas estão habituadas a disputar o título francês. Enquanto o PSG venceu a Starligue no ano passado, o Montpellier desafiou-o no Campeonato e lutou para vencer a Coupe de France. Este sábado, o Montpellier vai voltar a ser tenaz.
Tanto mais que o MHB também fez uma pré-época muito boa, vencendo o Nantes e o Györ na Taça Europa e o Limoges duas vezes em amigáveis. Para além disso, o clube beneficia da vasta experiência dos seus jogadores.
"A época passada foi o início de um novo período", resumiu Julien Deljarry ao Midi Libre.
"É a primeira vez em mais de dez anos que temos mais experiência do que na temporada anterior. Somos uma equipa com grandes ambições. Ficámos em 3.º lugar no campeonato pela segunda vez consecutiva. O nosso objetivo é evitar um terceiro. Queremos jogar até ao fim", assumiu.
Entre os principais jogadores do Montpellier, Rémi Desbonnet, Valentin Porte e Arthur Lenne continuam a ser uma forte oposição.
O duelo promete ser importante e o espetáculo garante uma antecipação especial da época 2025/26.