Antevisão da 23.ª jornada: Não perder as chaves do título

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Antevisão da 23.ª jornada: Não perder as chaves do título
Os dragões tropeçaram em casa diante do Gil Vicente
Os dragões tropeçaram em casa diante do Gil Vicente
LUSA
Depois da inesperada derrota diante do Gil Vicente, os dragões vão a Trás-os-Montes para manter a perseguição ao rival Benfica, que é o primeiro a entrar em campo dos três grandes. No fundo da tabela, Marítimo visita Barcelos num jogo importante para as contas da despromoção, enquanto Ricardo Soares estreia-se no comando do Estoril na receção ao Vizela.
O calendário da 23.ª jornada
Flashscore

Sexta-feira (3 de março)

Boavista – Arouca (19 horas): Um surpreendente duelo europeu

À entrada para a edição 2022/23 da Liga, dificilmente se contariam com Boavista e Arouca na luta pelos lugares de acesso às competições europeias. 22 jornadas volvidas, os dois emblemas encontram-se no Bessa separados por quatro pontos e com o sexto lugar (que pode dar acesso à Liga Conferência mediante o vencedor da Taça de Portugal) à vista. Nos quatro encontros realizados no reduto axadrezado, o Boavista (oitavo, com 29 pontos) nunca perdeu com o Arouca (sexto, com 33) e novo triunfo aproxima as panteras de um sonho europeu.

A classificação das duas equipas
Flashscore

Benfica – Famalicão (21:15 horas): Colocar pressão

Antes de resolver a eliminatória dos oitavos de final da Liga dos Campeões, o Benfica recebe o Famalicão. Numa sequência de seis vitórias consecutivas para o campeonato (e em todas elas marcou pelo menos dois golos), as águias podem aproveitar o facto de entrarem em campo antes dos rivais e colocar pressão em FC Porto (oito pontos de distância) e SC Braga (10 pontos). Pela frente vão ter um Famalicão de João Pedro Sousa que, apesar de estar numa série de duas vitórias, o melhor que conseguiu na Luz foi um empate, na época passada.

Acompanhe o relato áudio na aplicação ou site
Flashscore

Sábado (4 de março)

Estoril – Vizela (15:30 horas): A estreia de Ricardo Soares

Consumada a saída de Nélson Veríssimo e depois de Pedro Guerreiro ter liderado a equipa em Alvalade, chega a vez de Ricardo Soares estrear-se no comando do Estoril. Com a equipa a atravessar uma sequência de três derrotas consecutivas, o novo timoneiro não vai ter tarefa fácil frente a um conjunto vizelense que nas últimas três deslocações à Amoreira nunca perdeu (dois empates e uma vitória).

Os últimos encontros entre os dois conjuntos
Flashscore

Portimonense – Sporting (18 horas): Quebrar a invencibilidade

Depois de uma jornada em que conseguiu ganhar pontos a FC Porto e SC Braga, o Sporting chega ao Algarve para procurar a quarta vitória consecutiva, algo que só conseguiu por duas vezes esta época. Na era Rúben Amorim, os leões só sabem vencer na visita ao Portimonense, contudo, a equipa de Paulo Sérgio tem-se mostrado intransponível em casa, sendo que em 2023, todos os pontos amealhados (sete) foram no seu terreno (duas vitórias e um empate), onde ainda não perdeu na Liga neste ano civil.

Pode ouvir o relato na aplicação ou no site
Flashscore

Chaves – FC Porto (20:30 horas): Marão de boas memórias

Pressionados pela derrota diante do Gil Vicente, o FC Porto visita o Chaves sem margem de manobra na luta pelo título. E se dizem que para lá do Marão mandam os que lá estão, os dragões não tem sentido dificuldades em quebrar a resistência transmontana em Chaves. Desde 1988 que não perdem na cidade flaviense e só por uma vez não marcaram pelo menos dois golos.

Pode ouvir o relato em direto na aplicação ou no site
Flashscore

Domingo (5 de março)

Gil Vicente – Marítimo (15:30 horas): Fuga à despromoção

Separados por 10 pontos no fundo da tabela, Gil Vicente e Marítimo têm um encontro decisivo para as aspirações de ambos na Liga. Uma vitória dos anfitriões coloca o conjunto de Barcelos com uma margem de segurança muito interessante para o lugar do play-off de despromoção, quando ficaram a faltar 11 jornadas por disputar. Já o Marítimo, motivado com a vitória diante do Santa Clara, que o tirou da zona de descida direta pela primeira vez esta época, sabe que um triunfo pode aproximar a equipa da salvação (sobretudo se o Estoril não conseguir vencer). E para isso, os insulares vão a uma casa onde não perderam nas duas últimas edições do campeonato (vitória e empate).

A classificação das duas equipas
Flashscore

Santa Clara – Vitória de Guimarães (18 horas): Entre o melhor e o pior

Os Açores vão acolher um duelo entre duas equipas com estados de espírito diametralmente opostos. Derrotados pelo Marítimo na última jornada, o Santa Clara (que na segunda volta conseguiu um ponto em 15 possíveis) caiu para a zona de despromoção e está agora a um ponto dos madeirenses e do play-off de manutenção. Já o Vitória de Guimarães chega de um importante triunfo frente ao rival SC Braga que ajuda a equipa a manter uma segunda volta praticamente imaculada (13 pontos em 15 possíveis) e que a colocou em zona de apuramento para a Liga Conferência. Na história da Liga, os vimaranenses só venceram por uma vez em Ponta Delgada (em 2020) e quererão agora repetir o feito para manter o bom momento.

Os últimos resultados do Vitória de Guimarães
Flashscore

SC Braga – Rio Ave (20:30 horas): Orgulho ferido

Um dos destaques da Liga, o SC Braga chega a este jogo de orgulho ferido. À pesada eliminação diante da Fiorentina (um agregado de 2-7) na Liga Conferência, juntou-se o desaire no dérbi com o Vitória de Guimarães (1-2) na jornada passada que impediu a equipa de recuperar o segundo lugar. Com o Sporting a aproximar-se, os bracarenses regressam a casa para manter a vantagem no terceiro lugar e ganhar alento para entrar na última fase da época com um balanço positivo. Pela frente vão ter um Rio Ave que esta época só conseguiu ganhar uma vez fora (frente ao Arouca).

Pode ouvir o relato na aplicação ou no site
Flashscore

Segunda-feira (6 de março)

Casa Pia – Paços de Ferreira (20:15 horas): Tira-teimas

Estados de espíritos diferentes vão encontrar-se nos Estádio Nacional. Depois de um grande arranque de época, o Casa Pia tem vindo a perder fulgor e no mês de fevereiro não conseguiu qualquer vitória (três derrotas e dois empates), caindo para o sétimo lugar, com 32 pontos. Já o Paços de Ferreira começa a ver a luz ao fundo do túnel. Três vitórias nos últimos sete jogos deixam os castores com 12 pontos, a quatro do Marítimo e de um play-off de manutenção que há algumas jornadas muitos diriam ser impossível. Este duelo será também um tira-teimas, já que estas equipas defrontaram-se por três vezes e o equilíbrio não podia ser maior: uma vitória para cada lado e um empate.

Os últimos encontros entre ambas as equipas
Flashscore
A classificação da Liga após 22 jogos
Flashscore