Imagens em vídeo que mostram o antigo defesa de referência e a sua família a serem resgatados circularam amplamente pela Argentina e pelo Uruguai, e os habitantes locais descreveram o incidente como "um milagre" por não ter acabado em tragédia.
Demichelis e os seus três filhos (Bastian, Lola e Emma), na véspera de Ano Novo, terão sido arrastados pela corrente forte para longe da costa, numa zona de mar perto do exclusivo resort atlântico uruguaio de Punta del Este, que não era vigiada.
De acordo com relatos locais, nadadores-salvadores fora de serviço que estavam a surfar durante a pausa salvaram a família. As crianças de Demichelis tentaram agarrar-se a uma prancha de surf enquanto eram puxadas de volta para terra através das ondas fortes.
Demichelis tentou empurrar a prancha por trás enquanto os filhos se seguravam, com mais habitantes locais a correrem para ajudar à medida que se aproximavam da praia.
Demichelis entrou na água para ajudar os filhos quando percebeu que estavam em dificuldades, e repreendeu-os depois, antes de chegar mais ajuda.
O jornalista uruguaio Gustavo Descalzi contou ao programa argentino A la Tarde: "É um milagre estarem vivos. Não é que seja proibido nadar ali, mas o posto de nadadores-salvadores mais próximo fica a cerca de um quilómetro. Digo que é um milagre estarem vivos porque isto aconteceu durante a troca de turno dos nadadores-salvadores, e dois deles foram comer qualquer coisa e dar um passeio pela praia, e foi aí que ouviram os gritos".
O incidente gerou um debate sobre a segurança no Uruguai, sobretudo nas zonas em que a natação é proibida.
