Os dois medalhados portugueses em Jogos Olímpicos, Sérgio Paulinho medalha de prata em ciclismo de fundo em Atenas 2004 e Nélson Évora campeão olímpico do triplo salto em Pequim 2008, foram convidados no papel de embaixadores para o lançamento da ‘Equipa Portugal’, momentos antes da partida dos atletas rumo ao Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE) Skopje 2025, que se realizará entre os dias 20 a 26 de julho.
Emanuel Silva, finalista em Jogos Olímpicos e atual presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, classificou como “exemplos” os dois embaixadores, tal como Fernando Pimenta, antigo companheiro de seleção nacional na modalidade de canoagem.
“Exemplos como o Fernando Pimenta, o Nelson Évora, o Sérgio Paulinho, todos medalhados em Jogos e que passaram por esta mesma experiência, que eles possam ser uma inspiração para todos vocês. Enquanto presidente da Comissão de Atletas Olímpicos quero dizer-vos que estamos ao vosso lado”, endereçou.
Os três atletas, referências nas respetivas modalidades, dois deles presentes na cerimónia – Fernando Pimenta está ainda em atividade e ausentou-se por se encontrar em estágio -, foram também destacados pela Chefe de Missão da comitiva portuguesa para Skopje2025, Catarina Monteiro.
“Tanto o Nélson como o Sérgio falam muitas vezes na experiência, ainda hoje eles recordam com muito carinho terem participado no FOJE. Representar Portugal é uma honra. Sintam isso, sintam o orgulho de uma nação que está convosco e que estão a representar e, acima de tudo, desfrutem e aproveitem todos os momentos, deixem a vossa identidade”, desejou.
A dirigente, que é também membro do Departamento de Missões e Preparação Olímpica (DMPO) do COP, assinalou o prestígio da competição e o aliciante que esta proporciona a todos os atletas participantes.
“Todos os nossos jovens atletas aqui presentes e que estarão em Skopje, vocês vão competir com os melhores da Europa, com todos os melhores atletas das modalidades a participar estarão lá, nos Jogos Olímpicos no futuro. Mas vocês também vão fazer amizades, partilhar culturas e viver momentos que vão recordar para sempre", disse.
O evento contou com a presença do presidente do COP, Fernando Gomes, que no seu discurso realçou o total apoio disponibilizado pela instituição para que a participação portuguesa no FOJE Skopje 2025 alcance os melhores resultados possíveis.
“Em nome do COP, quero desejar-vos as maiores felicidades, sendo certo que, pela nossa parte, tudo faremos para vos proporcionar as melhores condições possíveis para esta Missão e para os atletas presentes. Deixo uma palavra também aos vossos treinadores, equipas e à vossa família, fundamentais enquanto estrutura, sem esse apoio muitas das conquistas não seriam possíveis”, afirmou.
A comitiva portuguesa será constituída por 68 jovens atletas portugueses com idades compreendidas entre os 14 e 18 anos que competirão em dez modalidades e onze disciplinas (o ciclismo apresenta as variantes de BTT e estrada).
Portugal competirá com 27 atletas femininas e 41 masculinos, um número engrossado pela equipa masculina de andebol, a que se somam representantes no atletismo, badminton, canoagem slalom, ciclismo BTT e de estrada, ginástica artística, judo, natação, taekwondo e ténis de mesa.
Em Maribor2023, Portugal levou 73 atletas e saiu da Eslovénia com cinco medalhas, ouro através de Rafael Mimoso, campeão nos 200 metros bruços (natação), e bronze por Pedro Afonso (atletismo), Rodrigo Janeiro (judo), Maria Silveira (judo) e Salvador Monteiro e Gonçalo Castro (ténis).
O FOJE vai decorrer nas cidades macedónias de Skopje e Kumanovo, com a ginástica artística instalada em Osijek, na Croácia.