Mais

Após acidente, Evenepoel lança campanha de prevenção com os Correios belgas

Evenepoel em outubro passado em Come
Evenepoel em outubro passado em ComeMARCO BERTORELLO/AFP
Remco Evenepoel, que sofreu fraturas múltiplas depois de ter colidido com a porta de um veículo dos Correios belgas (Bpost), vai juntar forças com a empresa, numa campanha de prevenção deste tipo de acidentes, foi revelado esta quarta-feira.

"A Bpost, em parceria com a Academia R.Ev, está a lançar uma campanha de prevenção dos acidentes de porta", refere um comunicado de imprensa dos Correios.

Em termos concretos, um autocolante com a efígie do campeão belga será afixado nos vidros das portas para lembrar aos automobilistas que devem verificar a presença de ciclistas antes de abrir a porta, segundo a mesma fonte.

Os motoristas da Bpost, que já receberam formação sobre a "técnica neerlandesa" (abrir a porta com a mão contrária para melhor verificar a presença de ciclistas e/ou peões), serão os primeiros a estar equipados com este autocolante, que será instalado em toda a frota da empresa.

O público em geral poderá obter o autocolante gratuitamente a partir de 10 de dezembro através do sítio lereflexeremco.be.

"Os utentes da estrada devem estar atentos uns aos outros", recordou Remco Evenepoel.

Na passada terça-feira, perto de Bruxelas, o ciclista não conseguiu evitar um carro da Bpost quando a carteiro abriu subitamente a porta.

O bicampeão olímpico parisiense, de 24 anos, sofreu fraturas numa costela, na omoplata direita e numa mão, bem como contusões nos pulmões e uma deslocação da clavícula direita "que provocou a rutura de todos os ligamentos circundantes", segundo uma mensagem que publicou no X na quarta-feira, depois de ter sido operado. Só deverá retomar os treinos no final de janeiro.