O invicto Topuria, que também tem cidadania georgiana, precisou de apenas dois minutos e 27 segundos para mandar o veterano Oliveira na lona com uma poderosa combinação de socos, culminando com uma mão esquerda esmagadora.
O "El Matador", de 28 anos, conquistou o cinturão vago dos pesos leves (até 70 kg) do UFC, o principal promotor de artes marciais mistas (MMA) dos Estados Unidos.
Em fevereiro de 2024, Topuria também derrotou o australiano Alexander Volkanovski, nesse caso no segundo assalto, para arrancar a sua carreira com o título de pesos-penas (-65,8 kg).
"Já o disse. Represento a nova geração. Este é o próximo nível no jogo", disse Ilia após a luta, o destaque do UFC 317 na T-Mobile Arena.
Topuria está invicto nas suas 17 lutas, com três vitórias seguidas sobre os gigantes do desporto: Oliveira, Holloway e Volkanovski.
O combate suscitou, mais uma vez, grande expectativa em Espanha, país que acolheu Topuria com a família em 2012 e que está a viver um boom nas artes marciais mistas devido aos êxitos mais recentes.
O desporto e os adeptos espanhóis adotaram o lutador, nascido na cidade alemã de Halle em 1997, como seu.