Ilia Topuria, Joel Álvarez e Dani Bárez são nomes que têm dado que falar no panorama das artes marciais mistas (MMA) este ano. Todos eles têm uma coisa em comum: são espanhóis e saíram vitoriosos quando pisaram o octógono nos últimos 366 dias.
No total, entre os três, eles têm um registo de 5-0 em 2024. O hispano-georgiano nocauteou Volkanovski e Holloway para consolidar seu título de peso pena; o natural de Gijon finalizou Elves Brener e Drakkar Klose; e o natural de Burjasot eliminou Victor Altamirano por decisão unânime.
Alvarez, depois de sua última luta, na qual saiu vitorioso de forma espetacular no primeiro round, seguiu o exemplo de El Matador e pediu ao UFC que finalmente traga um grande evento para a Espanha: "Não estou de olho nas 155 libras. Falei com a minha equipa: pensámos em subir para os 170, a não ser que o UFC Espanha chegue em 2025, e aí eu voltaria a lutar nos pesos leves", disse, pressionando a companhia.
Estas declarações, aliadas à insistência de Topuria em levar um dos seus combates para o Santiago Bernabéu, levaram Dana White a reconsiderar: "Grande atuação de Joel Alvarez. Espero ver mais lutadores espanhóis no UFC. Acho que se formos a Espanha teremos um grande evento numerado", disse ele depois que o espanhol concordou em encabeçar uma noite em seu país.
"Não há notícias sobre a vinda do UFC a Espanha, mas queremos fazê-lo, o UFC quer ir a muitos lugares em 2025 onde ainda não estivemos e Espanha está no topo da lista", acrescentou o presidente, que vê mais perto a opção de realizar os sonhos dos fãs espanhóis.