Está confirmado pelo UFC: Ilia Topuria, de 28 anos, é o novo número 1 do ranking pound-for-pound, que avalia os melhores lutadores independentemente da categoria de peso. Na prática, o hispano-georgiano é, oficialmente, considerado o melhor lutador do mais prestigiado circuito de artes marciais mistas (MMA) do planeta.
Depois de ter conquistado o título de pesos ligeiros com um KO no primeiro assalto frente ao brasileiro Charles Oliveira, Topuria não só se sagrou campeão da divisão como também destronou Islam Makhachev, de 33 anos, do topo do ranking geral do UFC. Um duro golpe para o russo, que há muito era acusado de evitar um confronto direto com o lutador natural de Alicante.
O próximo grande objetivo de "El Matador" passará certamente por subir à divisão de peso-médio e tentar derrotar Islam Makhachev, tornando-se assim o primeiro lutador da história a conquistar cinturões em três categorias diferentes no UFC.
Ainda assim, faz sentido que Ilia Topuria acumule mais algumas defesas do título nos 70,3 kg antes de dar esse salto ambicioso. Tudo indica que o seu próximo combate será precisamente uma defesa do cinturão de pesos ligeiros, frente ao carismático Paddy Pimblett ou ao talentoso arménio Arman Tsarukyan, num duelo que deverá acontecer ainda antes do final do ano.