O Ultimate Fighting Championship (UFC) tornou-se nos últimos 20 anos o maior evento de MMA (Mixed Martial Arts) do mundo, gerando interesse dos apaixonados pelo desporto em acompanhar as lutas dos principais atletas nas variadas modalidades. Com oito categorias, os eventos movimentam muito dinheiro, onde uma fatia vai parar na mão dos lutadores, podendo aumentar ou diminuir a depender dos contratos e premiações.
Os pagamentos podem variar significativamente, dependendo de factores como a popularidade do lutador, experiência, o número de lutas, e até sua posição no cartaz do evento. Apesar de altos, os valores são menores do que no boxe, onde os lutadores recebem fortunas por noite de confronto.
A partir destas variações o UFC define como e qual será o pagamento do lutador, onde os lutadores iniciais recebem entre 10 e 20 mil dólares (9 mil a 19 mil euros) por luta. Lutadores de médio porte, que já possuem mais experiência ou com mais vitórias no evento, podem ganhar entre 50 e 100 mil dólares (49 a 97 mil euros).
Os atletas consagrados, que atraem milhões de fãs, já são campeões ou brigam por cinturão, podem receber na casa entre 500 mil (485 mil euros) e 1 milhão de dólares (970 mil euros). O valor astronómico ainda pode ser elevado com bónus de performance, onde o UFC oferece mais 50 mil dólares (49 mil euros) para a melhor “luta da noite” e para o “melhor desempenho” do evento.
Além do bónus de performance, o UFC oferece o bônus de vitória, onde o lutador recebe o valor do contrato duplicado se vencer. Patrocinadores dos eventos, a UFC também paga aos lutadores 4 mil e 42 mil dólares (3,9 mil euros a 41 mil euros) por luta.
Em casos especiais, como na luta entre Conor McGregor e Israel Adesanya, que gerou muita repercussão e vendas de pacotes de pay-per-view, o UFC negoceia uma participação na receita com os atletas. Estas negociações elevam verticalmente o valor recebido pelos lutadores nos combates.
Boxe é mais rentável
Apesar de atrair muito mais audiência e engajamento, o UFC não chega nem perto dos pagamentos realizados nos eventos de boxe.Floyd Mayweather, pugilista, ganhou 75 milhões de dólares (72 milhões de euros) para lutar contra Saúl Álvarez (cerca de R$450 milhões).
Mayweather aposentou-se dos ringues em 2015, mas teve breve regresso em 2017 para lutar contra Conor McGregor, lutador do UFC. O valor boxeador foi de 100 milhões de dólares (97 milhões de euros), não incluindo ainda os percentuais de vendas de pacotes fechados.
Os valores astronómicos são elevados pelas receitas geradas com vendas de pacotes de Pay-per-view. Ao longo da carreira, Mayweather acumulou património multimilionário, atingindo 860 milhões de dólares (835 milhões de euros). O pugilista encerrou a carreira com perfeito 50-0.