Artur Jorge: Humberto Coelho diz que antigo colega “prestigiou o futebol português”

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Artur Jorge: Humberto Coelho diz que antigo colega “prestigiou o futebol português”

Artur Jorge faleceu esta quinta-feira, aos 78 anos
Artur Jorge faleceu esta quinta-feira, aos 78 anosProfimedia
Humberto Coelho, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), lamentou esta quinta-feira a morte do antigo colega de equipa Artur Jorge, considerando que foi alguém que “prestigiou o futebol português”.

O Artur Jorge não foi apenas um grande jogador e treinador de futebol, mas também uma grande pessoa. Tivemos momentos muito bons, enquanto adversários, estava ele na altura na Académica e tinham uma grande equipa. Jogos muito difíceis e duros, com resultados imprevistos”, disse, em declarações divulgadas pela FPF.

Humberto Coelho lembrou depois o momento em que se encontraram no Benfica e na seleção nacional, referindo que construíram uma “amizade muito forte”.

Depois foi meu colega no Benfica e na seleção nacional. Em parceria com o Toni, construímos uma amizade muito forte. É um momento muito triste, mas a vida é assim. Envio os meus sentimentos à família”, afirmou.

O antigo defesa central destacou ainda Artur Jorge como um profissional “competente, dedicado e com resultados notáveis”, salientando que “prestigiou o futebol português”.

Artur Jorge, antigo selecionador português e treinador campeão europeu pelo FC Porto, morreu hoje aos 78 anos, anunciou a família em comunicado.

O antigo avançado, nascido no Porto, em 13 de fevereiro de 1946, iniciou a carreira no FC Porto, tendo, depois, rumado à Académica, em Coimbra, onde, como jogador-estudante cursou Filologia Germânica, antes de chegar ao Benfica, clube no qual venceu quatro campeonatos e duas Taças de Portugal.

Após seis temporadas no emblema das ‘águias’, rumou ao Belenenses antes de encerrar a carreira nos norte-americanos do Rochester Lancers, em 1977, enveredando, depois, pela carreira de treinador, na qual teve o momento alto da carreira em 1986/87, ao vencer a Taça dos Clubes Campeões Europeus ao serviço do FC Porto.

A carreira de treinador começou em 1980/81, como adjunto no Vitória de Guimarães, estreando-se na época seguinte como treinador principal no Belenenses, numa temporada em que também esteve no Portimonense.

Artur Jorge chegou ao FC Porto em 1984/85, do qual saiu após a conquista da Taça dos Campeões Europeus para treinar os franceses do Matra Racing, regressando aos 'dragões' em 1988/89.

A primeira passagem pela seleção portuguesa acontece em 1990 e 1991, iniciando o falhado apuramento para o Euro1992, seguindo-se uma passagem pelo Paris Saint-Germain, antes do regresso a Portugal para treinar, sem sucesso, o Benfica.

Artur Jorge voltou a comandar a seleção no apuramento para o Mundial1998, que também falhou, seguindo-se passagem por Tenerife, Vitesse, Paris Saint-Germain, Al Nassr e Al Hilal (Arábia Saudita), Académica, CSKA Moscovo, Al Nasr (Kuwait), Creteil Lusitanos e Alger, além da seleção dos Camarões e da Suíça.