Mais

Assembleia da República autoriza Marcelo Rebelo de Sousa a ir ao Catar

Presidente vai representar Portugal no Catar
Presidente vai representar Portugal no CatarPresidência da República
Partido Socialista (PS), Partido Social Democrata (PSD) e Partido Comunista Português (PCP) votaram a favor, Chega absteve-se, Iniciativa Liberal (IL), Bloco de Esquerda (BE), Pessoas Animais e Natureza (PAN) e Livre votaram contra.

Marcelo Rebelo de Sousa vai marcar presença no desafio de Portugal com o Gana (quinta-feira, 16 horas), a contar para a primeira jornada do Mundial-2022. O Presidente da República já tinha recebido luz verde da comissão parlamentar dos Negócios Estrangeiros e viu confirmada a viagem pela Assembleia da República.

A votação decorreu esta terça-feira, com PS, PSD e PCP a votarem a favor do projeto de resolução apresentado pelo presidente da Assembleia da República. O Chega absteve-se tal como Hugo Carneiro, Topa Gomes, Fátima Ramos (todos do PSD), Maria João Castro, Miguel Rodrigues e Eduardo Alves (PS). IL, BE, PAN e Livre votaram conta, bem como deputados socialistas Isabel Moreira, Alexandra Leitão, Carla Miranda e Pedro Delgado Alves.

Recorde-se que o Estado português irá fazer-se representar-se nos três jogos de Portugal no Mundial-2022. Marcelo Rebelo de Sousa irá ao desafio com o Gana (24 de novembro), Augusto Santos Silva estará no duelo com o Uruguai (28 de novembro) e António Costa marca presença no duelo com a Coreia do Sul (3 de dezembro).

Uma presença criticada devido à polémica que tem envolvido o Catar e a FIFA no que toca à defesa dos direitos humanos e laborais naquele que é o primeiro país árabe a acolher um Campeonato do Mundo.