De acordo com a imprensa espanhola, a claque Atlético Font, afeta aos colchoneros, é a responsável pela autoria da tarja, sendo que outras mensagens terão sido espalhadas por Madrid mas rapidamente removidas pelas autoridades.
Siga aqui as incidências do dérbi de Madrid
O Atlético Madrid, de resto, já veio a público repudiar os atos cometidos pelos adeptos.
"Esses atos são absolutamente repugnantes e inadmissíveis e envergonham a sociedade. A nossa condenação a qualquer ato que ataque a dignidade de pessoas ou instituições é clara. A rivalidade entre ambos os clubes é máxima, mas o respeito também. Nenhum indivíduo, seja qual for a sua intenção ou as suas cores, pode manchar a convivência entre diferentes adeptos. É responsabilidade de todos evitar isso. Desconhecemos o autor deste ato desprezível, mas o seu anonimato não evita a sua responsabilidade. Desejamos que as autoridades consigam esclarecer o ocorrido e que a justiça ajuda a enterrar esse tipo de comportamento", escreveu o Atlético Madrid, em comunicado, já depois da própria La Liga ter condenado os mesmos atos.
"A La Liga condena energicamente os atos de ódio e intimidação contra Vini Jr. A intolerância e a violência não têm cabimento neste desporto. Desde a La Liga, como em ocasiões anteriores, irá ser instaurarado uma investigação dos atos pelas forças e corpos de segurança do estado em busca da condenação dos responsáveis e solicitando as punições mais severas", pode ler-se no comunicado.