"Seria bom se pudesse dar certo agora, e vou dar o meu melhor", disse Mihambo, que é a maior medalhista de ouro da Alemanha, juntamente com o campeão olímpico de arremesso de peso Yemisi Ogunleye e o triplo saltador Max Heß, na entrevista à SID: "Mas estou ansiosa por realizar o meu potencial, em vez de dizer: 'Bem, ainda me falta alguma coisa'".
E o atleta de 31 anos já demonstrou como é grande o potencial de Mihambo neste inverno - com os seus 7,07 metros em Karlsruhe, ela é mais uma vez a clara número um do mundo. Mihambo nunca saltou tão longe em recinto fechado. "Estou em muito boa forma este ano", disse.
E isso provavelmente tem algo a ver com o seu drama olímpico em Paris. Mihambo ganhou a prata no Stade de France, enfraquecida pelo coronavírus - e depois cancelou a época e fez uma pausa. O corpo recuperou e Mihambo pôde recomeçar a treinar mais cedo. E agora está pronta para voos longos.
"O Campeonato da Europa de pista coberta será a primeira e única competição para a qual não estou a treinar, mas sim a preparar-me explicitamente", disse Mihambo, que ainda tem de se qualificar na sexta-feira de manhã, antes da final de sábado: "Vou dar tudo por tudo para poder fazer uma boa competição."
Muitas esperanças de medalhas para a Alemanha
Mas Mihambo não é, de forma alguma, o único candidato a medalha na equipa alemã de 37 elementos que vai a Apeldoorn. Ogunleye, que provavelmente estará num duelo com a heroína local e campeã europeia Jessica Schilder, e Heß (que recentemente ganhou quatro medalhas de bronze consecutivas em Europeus de pista coberta) também estão no topo da lista de inscritos. Para além disso, a corredora de 800 metros Maitje Kolberg e Christina Honsel (salto em altura) também deverão estar na luta pelas medalhas.
No entanto, faltam alguns nomes proeminentes no alinhamento. A velocista Gina Lückenkemper sofreu recentemente uma lesão muscular e Owen Ansah, com 9,99 segundos, já terminou a sua época indoor.
"Apesar de alguns dos nossos melhores atletas terem decidido faltar ao Campeonato Europeu de pista coberta para se prepararem para a época ao ar livre, vamos viajar para Apeldoorn com uma equipa forte e bem preparada", afirmou o Diretor Desportivo da DLV, Jörg Bügner.
Mihambo já conquistou oito medalhas nos principais campeonatos de verão e apenas uma no inverno, com a prata nos Campeonatos Europeus de pista coberta. De preferência, de ouro. Mihambo sabe "que posso fazer tudo no dia".