Mais

Atletismo: Ainda sem o título de Budenzauber, conseguirá Mihambo reduzir a distância que a separa do ouro?

Malaika Mihambo quer finalmente ganhar o título
Malaika Mihambo quer finalmente ganhar o títuloBERND THISSEN/dpa Picture-Alliance via AFP
Ouro olímpico. Dois triunfos no Campeonato do Mundo. E dois títulos do Campeonato da Europa. Na verdade, não há nada que Malaika Mihambo ainda não tenha conquistado - mas à rainha do salto em comprimento ainda falta um título em pista coberta. Mas isso vai mudar no Campeonato Europeu de Apeldoorn, nos Países Baixos, este fim de semana.

"Seria bom se pudesse dar certo agora, e vou dar o meu melhor", disse Mihambo, que é a maior medalhista de ouro da Alemanha, juntamente com o campeão olímpico de arremesso de peso Yemisi Ogunleye e o triplo saltador Max Heß, na entrevista à SID: "Mas estou ansiosa por realizar o meu potencial, em vez de dizer: 'Bem, ainda me falta alguma coisa'".

E o atleta de 31 anos já demonstrou como é grande o potencial de Mihambo neste inverno - com os seus 7,07 metros em Karlsruhe, ela é mais uma vez a clara número um do mundo. Mihambo nunca saltou tão longe em recinto fechado. "Estou em muito boa forma este ano", disse.

E isso provavelmente tem algo a ver com o seu drama olímpico em Paris. Mihambo ganhou a prata no Stade de France, enfraquecida pelo coronavírus - e depois cancelou a época e fez uma pausa. O corpo recuperou e Mihambo pôde recomeçar a treinar mais cedo. E agora está pronta para voos longos.

"O Campeonato da Europa de pista coberta será a primeira e única competição para a qual não estou a treinar, mas sim a preparar-me explicitamente", disse Mihambo, que ainda tem de se qualificar na sexta-feira de manhã, antes da final de sábado: "Vou dar tudo por tudo para poder fazer uma boa competição."

Muitas esperanças de medalhas para a Alemanha

Mas Mihambo não é, de forma alguma, o único candidato a medalha na equipa alemã de 37 elementos que vai a Apeldoorn. Ogunleye, que provavelmente estará num duelo com a heroína local e campeã europeia Jessica Schilder, e Heß (que recentemente ganhou quatro medalhas de bronze consecutivas em Europeus de pista coberta) também estão no topo da lista de inscritos. Para além disso, a corredora de 800 metros Maitje Kolberg e Christina Honsel (salto em altura) também deverão estar na luta pelas medalhas.

No entanto, faltam alguns nomes proeminentes no alinhamento. A velocista Gina Lückenkemper sofreu recentemente uma lesão muscular e Owen Ansah, com 9,99 segundos, já terminou a sua época indoor.

"Apesar de alguns dos nossos melhores atletas terem decidido faltar ao Campeonato Europeu de pista coberta para se prepararem para a época ao ar livre, vamos viajar para Apeldoorn com uma equipa forte e bem preparada", afirmou o Diretor Desportivo da DLV, Jörg Bügner.

Mihambo já conquistou oito medalhas nos principais campeonatos de verão e apenas uma no inverno, com a prata nos Campeonatos Europeus de pista coberta. De preferência, de ouro. Mihambo sabe "que posso fazer tudo no dia".