Atletismo: Andre De Grasse, sete vezes medalhado olímpico, aponta Los Angeles-2028 como os seus últimos Jogos

Andre De Grasse em ação na estafeta durante os Campeonatos do Mundo
Andre De Grasse em ação na estafeta durante os Campeonatos do MundoReuters / Sarah Meyssonnier

O canadiano Andre De Grasse, detentor de sete medalhas olímpicas, definiu como objetivo competir nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028, pretendendo que sejam os seus últimos, com a ambição de recuperar a melhor forma nos 100 metros.

O velocista canadiano, de 31 anos, que conquistou o bronze nos 100 metros tanto nos Jogos do Rio-2016 como nos de Tóquio-2020, falhou o apuramento para a final dos 100 metros nos Jogos de Paris-2024.

"Quero participar em mais uns Jogos Olímpicos – LA 2028. Quero tentar voltar a ser competitivo nos 100 metros", afirmou De Grasse, embaixador internacional do evento Tata Mumbai Marathon, aos jornalistas antes da prova de domingo.

"Os 100 metros são uma das minhas provas preferidas. Gosto mais desta distância do que dos 200 metros, apesar de ter vencido os 200 metros nos Jogos Olímpicos. Quero tentar voltar a ser competitivo nessa corrida, regressar às finais e conquistar mais medalhas", acrescentou.

De Grasse, que foi o último elemento da estafeta canadiana que conquistou o ouro nos 4x100 metros masculinos nos Jogos Olímpicos de Paris, planeia trabalhar para baixar o seu tempo, estabelecendo objetivos pessoais para Los Angeles. No entanto, reconheceu que garantir a qualificação é o primeiro passo fundamental.

"Ainda tenho de me qualificar para tentar lá chegar. É nisso que estou a trabalhar arduamente. Quero que esses sejam os meus últimos Jogos, quase a jogar em casa", referiu De Grasse.

Enhanced Games

Questionado sobre os Enhanced Games – uma competição polémica marcada para maio em Las Vegas, onde os atletas podem recorrer a substâncias para melhorar o desempenho sob supervisão médica – De Grasse afirmou desconhecer os detalhes do evento, mas sublinhou a sua crença num desporto limpo.

"Não sei exatamente do que se trata, mas suponho que só o tempo dirá, quando percebermos o que é a partir da primeira competição", disse.

"Sempre competi como atleta limpo, por isso nunca me passou pela cabeça recorrer a substâncias para melhorar o desempenho... Acredito num desporto limpo e no jogo limpo", acrescentou.

"É nisso que sempre me orgulhei e é por isso que faço o que faço. Quero tentar ser o melhor possível, de forma limpa", concluiu De Grasse.


Menções