A americana Chase Jackson, bicampeã do mundo e recordista nacional do lançamento do peso, prepara-se para deslumbrar todos na pista de Gallur. Jackson conquistou o título de campeã do mundo pela primeira vez em Oregon, em 2022, com um impressionante lançamento de 20,49 m, e em 2023, em Budapeste, capital da Hungria, defendeu com êxito o seu título com um melhor lançamento de 20,43 m. Este ano, prepara-se para conquistar o seu terceiro título consecutivo ao ar livre nos Campeonatos do Mundo de Tóquio, em meados de setembro, onde voltará a enfrentar os melhores lançadores do planeta.
Em Madrid, a maior rival de Jackson será a canadiana Sarah Mitton, num duelo que promete ser eletrizante. A rivalidade entre as duas atletas vai dar um grande impulso a uma prova de lançamento do peso que sempre se destacou pelo seu elevado nível no WIT Madrid, com a presença de atletas de renome internacional. Mitton conquistou o título mundial indoor em Glasgow 2024, onde Jackson terminou em terceiro lugar, e dois anos antes, em Belgrado, conquistou a medalha de prata. Dos 34 confrontos diretos entre as duas atletas, Jackson saiu vitoriosa em 24 ocasiões, o que acrescenta um nível extra de emoção a este confronto tão aguardado.
O Meeting de Madrid será não só um excelente prelúdio para os Campeonatos do Mundo Indoor em Nanjing, no final de março, onde Mitton defenderá o seu ouro e Jackson o seu bronze, mas também uma oportunidade para ver uma atleta que já lançou mais de 20 metros em 18 ocasiões na sua carreira. Para além disso, Chase detém o recorde nacional dos EUA com uma impressionante marca de 20,76 m alcançada em 2023, tendo feito a sua estreia olímpica em Paris no ano passado.