O Memorial Skolimowska, em agosto, foi o melhor de toda a Série Diamante. Na classificação mundial de atletismo, a prova de Chorzów bateu mesmo a final de dois dias da Liga Diamante em Bruxelas.
A posição no ranking é a soma de dois componentes: os resultados e a distribuição (posições no ranking mundial de atletismo dos atletas participantes, medalhados olímpicos em competição, detentores de recordes mundiais, etc.).
No Estádio da Silésia, foram batidos dois recordes mundiais. Foram estabelecidos pelo norueguês Ingebrigtsen nos 3000 metros - 7:17.55 minutos - e pelo sueco "Mondo" Duplantis no salto com vara - 6,26 metros - perante 42.357 espectadores. Cinquenta medalhados dos Jogos Olímpicos de Paris deste ano competiram nestas provas.
"Este verão foi fantástico para mim, consegui tudo o que sonhava. No entanto, isto não é o fim. Posso e quero estabelecer novos objectivos. Poder alcançá-los em locais como o Estádio da Silésia é um privilégio. E simplesmente maravilhoso", disse Duplantis.
Ingebrigtsen correrá no "Caldeirão das Bruxas" da Silésia pela terceira vez consecutiva e tentará mais uma vez atacar o recorde. No verão de 2023, era o recordista europeu dos 1500 metros (3.27.14) e, um ano mais tarde, melhorou o dobro da distância.
"Estou muito ansioso por competir nos 1500 metros na Polónia. É uma prova que faz parte do programa dos Campeonatos do Mundo. O desempenho no Skolimowska Memorial é um dos pontos mais importantes da minha preparação para Tóquio", disse o norueguês.
Os organizadores do evento de Chorzów prepararam um concurso para os adeptos que comprarem pacotes familiares. Os vencedores poderão trocar esses bilhetes por pacotes VIP especiais, que garantem lugares nos camarotes, bebidas, uma visita exclusiva aos bastidores do estádio e um encontro com as estrelas do atletismo.
A bolsa de prémios para a DL do próximo ano aumentou um terço, para 9,24 milhões de dólares. O montante será de 500.000 dólares (475.000 euros) em cada uma das 14 provas de qualificação e aumentará para 2,24 milhões de dólares na prova final. Os "aumentos" aplicam-se a todos os 32 eventos e serão divididos em partes iguais entre homens e mulheres.
No total, desde a inauguração da competição em 2010, foram gastos cerca de 270 milhões de dólares (257 milhões de euros) em prémios monetários, nas chamadas taxas de inscrição e na gestão do mito do DL.
Em 2025, a 16ª edição da competição precederá os campeonatos do mundo, que se realizarão em Tóquio, em setembro.
O organismo dirigente da Liga Diamante definiu o conjunto de competições que os adeptos verão em Chorzów.
As mulheres competirão nas provas de 100m, 200m, 400m e 1500m, bem como nos 100m e 400m barreiras. Para além disso, haverá ainda o salto em comprimento e o lançamento do martelo, em que os homens também competirão. Além disso, os atletas competirão nas provas de 100m e 1500m, 400m sprint e nas provas técnicas: salto em altura e salto com vara, lançamento de bola e lançamento de dardo.
Para além das competições "diamante", em que os atletas acumulam pontos para a classificação geral, serão também realizadas outras competições, à semelhança dos anos anteriores.
Reuniões da Liga Diamante 2025:
26 de abril - Xiamen
3 de maio - Xangai/Suzhou
16 de maio - Doha
25 de maio - Rabat/Marraquexe
6 de junho - Roma
12 de junho - Oslo
15 de junho - Estocolmo
20 de junho - Paris
5 julho - Eugene
11 de julho - Mónaco
19 de julho - Londres
16 de agosto - Chorzów
20 de agosto - Lausana
22 de agosto - Bruxelas
27-28 agosto - Zurique