Mais

Atletismo: Noah Lyles está de volta e pronto para "correr depressa", Tebogo persegue o terreno

Noah Lyles, campeão olímpico dos 100 metros
Noah Lyles, campeão olímpico dos 100 metrosErica Denhoff / Zuma Press / Profimedia
O campeão olímpico dos 100 metros, Noah Lyles, faz a sua estreia na temporada europeia dos 200 metros no meeting da Liga Diamante, no Mónaco, esta sexta-feira, depois de recuperar de uma lesão no tendão e com um corpo que diz estar "pronto para correr rápido".

O regresso há muito aguardado do americano à competição de elite acontece numa altura oportuna em que os atletas continuam a afinar a sua forma antes dos Campeonatos do Mundo de Tóquio, em setembro.

Lyles vai defrontar Letsile Tebogo, o atleta do Botswana que conquistou o ouro olímpico nos 200 metros em Paris, numa corrida em que Lyles, afetado pela Covid, conquistou o bronze.

"Tudo me diz que o meu corpo está pronto para correr depressa", disse Lyles esta quinta-feira, depois de recuperar de uma lesão causada pelo que disse ter sido um "acidente estranho", sem revelar mais pormenores.

"Já estava à espera há algum tempo. Tinha um tendão inflamado e isso impedia-me de fazer jogging ou correr. Não conseguia fazer muita pressão sobre ele. Conseguia andar, mas para além de andar, não conseguia fazer muito", explicou.

Foi a primeira lesão séria de Lyles desde a que sofreu no seu primeiro ano como profissional, em 2017.

Lyles, que vai correr os 100 metros em Londres na próxima semana, acrescentou: "Foi um pouco dececionante ver toda a gente a correr. Mas, felizmente, consegui o passe direto para os campeonatos do mundo e isso ainda me permite ter uma época muito boa".

Na época passada, disse o atleta de 27 anos, tinha sido difícil voltar a treinar na pista depois de todas as adições de se tornar campeão olímpico dos 100 metros.

"Lembro-me de pensar: 'Oh, isto é demasiado cedo. Quero sair, quero aproveitar o facto de ter ganho a medalha e ir a eventos e coisas do género. No final, tive de tirar umas férias porque não podia fazer isto na minha época baixa e tive de me afastar do atletismo no início de abril porque estava muito esgotado", assumiu.

Para o confronto de sexta-feira contra Tebogo, Lyles estava confiante.

"Tive um treino muito bom", disse. "Estou ansioso para mostrar isso na pista. Não tenho motivos para pensar que não vai ser assim. Vou dizer que sim, acho que vou correr rápido", acrescentou.

Um bom contador de histórias

Na semana passada, Tebogo venceu os 200 metros na Liga Diamante em Eugene com a impressionante marca de 19-76 segundos, mas minimizou as suas próprias expectativas.

"Não espero muito da corrida de amanhã", disse o atleta natural do Botswana.

"Eugene mostrou que estamos no caminho certo, por isso, amanhã, o objetivo é voltar a conseguir a nova liderança mundial, porque a competição é dura, por isso, o que importa é vir até aqui e desfrutar da corrida", acrescentou.

Quanto a Lyles, conhecido pela sua impetuosidade em comparação com o estilo mais moderado de Tebogo, disse: "Somos pessoas diferentes com caraterísticas diferentes, cada um tem a sua."

"Para mim, com Noah, ele é um ótimo contador de histórias; ele vende os eventos mais do que eu. Quando ele está na lista, as pessoas querem ir vê-lo. Para mim, é um pouco diferente; não estou lá fora dessa maneira", explicou.

Mas Tebogo insistiu que era bom competir contra os grandes

"Isso realmente prepara-me para os campeonatos, porque sabemos como é a sensação durante as Ligas Diamante", disse.

"Quando chegamos aos grandes campeonatos, é aí que conhecemos os pontos fracos uns dos outros. E eu posso ver onde realmente preciso melhorar", acrescentou.