O campeão olímpico da maratona de 2016 e 2020, que detém um recorde mundial não oficial como a única pessoa a correr uma maratona em duas horas, regressa a Londres pela primeira vez desde 2020.
"Estou entusiasmado por partilhar que a minha próxima corrida será a TCS London Marathon", afirmou Kipchoge num comunicado: "É uma corrida que ocupa um lugar muito especial no meu coração... Depois de um bom período de descanso, regressei aos treinos com energia e concentração renovadas. Sinto-me motivado para dar o meu melhor em Londres".
O queniano Kipchoge é um vencedor recorde por cinco vezes da série World Marathon Majors, a mais alta categoria de maratonas do mundo, que inclui corridas anuais nas cidades de Tóquio, Boston, Londres, Sydney, Berlim, Chicago e Nova Iorque.
Foi o detentor do recorde mundial da maratona masculina de 2018 a 2023, até que o compatriota Kelvin Kiptum o ultrapassou na Maratona de Chicago de 2023.
"Eliud Kipchoge é o maior maratonista desta ou de qualquer outra idade", disse o CEO da Maratona de Londres, Hugh Brasher: "Na verdade, poder-se-ia argumentar que o seu incrível domínio nas corridas de maratona durante um período tão longo faz dele o maior atleta que alguma vez vimos. As suas quatro vitórias aqui em Londres são um recorde na categoria masculina de elite e, após cinco anos de ausência, é muito emocionante recebê-lo de volta... para a nossa histórica 45ª edição."
Kipchoge vai enfrentar Sabastian Sawe, que no mês passado venceu a estreia na maratona em Valência, o atual campeão da Maratona de Berlim, Milkesa Mengesha, e Abdi Nageeye, que venceu a última edição da Maratona de Nova Iorque.
Jacob Kiplimo também correrá no sector masculino no dia 27 de abril, fazendo a sua estreia na maratona.
A corrida feminina de elite contará com a recordista mundial da maratona, Ruth Chepngetich, a antiga vencedora e medalhada de ouro nos Jogos Olímpicos de 2024, Sifan Hassan, bem como Tigst Assefa, que conquistou a prata nos Jogos de Paris.