“A praticamente um ano dos Jogos Paris2024, a participação portuguesa nos Jogos Europeus é relevante, não apenas pela disputa de vagas nos Jogos Olímpicos mas também pela oportunidade que constitui para os atletas de modalidades não olímpicas mostrarem o seu talento em confronto com os melhores”, afirmou Vítor Pataco.
No mesmo comunicado, o IPDJ realçou a comparticipação financeira atribuída às missões organizadas pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) em 2023, deixando o incentivo aos atletas presentes.
“Uma palavra aos atletas, que ao mesmo tempo que perseguem os seus sonhos fazem sonhar os portugueses com os seus desempenhos desportivos”, acrescentou o presidente do IPDJ, manifestando votos de sucesso desportivo.
A comitiva portuguesa aos Jogos Europeus Cracóvia2023, que arrancam na quarta-feira, ascende a 206 atletas, com 89 oficiais a colocarem o número total de representação lusa perto das três centenas na Polónia.
Portugal compete em andebol de praia, atletismo, badminton, boxe, breaking, canoagem (slalom e velocidade), ciclismo BTT, esgrima, futebol de praia, judo, karaté, muaythai, natação artística, padel, pentatlo moderno, râguebi sevens, taekwondo, ténis de mesa, teqball, tiro, tiro com arco e tiro com armas de caça.
Os Jogos Europeus Cracóvia2023 decorrem até 2 de julho em Cracóvia e na região polaca de Malopolska, com 30 modalidades no programa e 48 países participantes.