Ingebrigtsen, que não participou no evento no ano passado depois de ter vencido em 2021 e 2022, abriu uma diferença de oito segundos sobre o italiano Yemaneberhan Crippa na fase final.
O norueguês de 24 anos, que tem medalhas de ouro olímpicas nos 1500m (2021) e nos 5000m (2024), correu para casa com um tempo de vitória de 22 minutos e 16 segundos no percurso de 7,8 km em Dokuma Park.
Thierry Ndikumwenayo ficou com o bronze e ajudou a Espanha a conquistar o ouro na corrida por equipas. O atual campeão Yann Schrub terminou em sexto lugar.
"O corta-mato é algo de que gosto muito", disse Ingebrigtsen, que também tem quatro títulos europeus de corta-mato em juniores: "É muito diferente das minhas outras competições, há algo de especial e emocionante no facto de estarem cerca de 100 pessoas na linha de partida, a dar a primeira volta. Há muita luta, muitos empurrões e muitas coisas que podem acontecer."
Ingebrigtsen, que é também o bicampeão mundial de ouro nos 5000 metros, acrescentou: "O percurso era tão desafiante e tático, bem como técnico. É tudo uma questão de usar a energia de forma inteligente e tentar manobrar."
O título feminino foi conquistado pela medalhista olímpica de prata nos 10.000m, Nadia Battocletti. A italiana terminou à frente da alemã Konstanze Klosterhalfen e da favorita da casa Yasemin Can.