Atletismo: Isaac Nader fez mínimos para os 1.500 metros dos Europeus em Karslruhe

Além de Nadel, também Auriol Dongmo esteve em evidência ao vencer no lançamento do peso
Além de Nadel, também Auriol Dongmo esteve em evidência ao vencer no lançamento do pesoTwitter

Isaac Nader tornou-se esta sexta-feira, em Karlsruhe, o oitavo português a conseguir mínimos para os Europeus de atletismo de pista coberta, ao ser segundo classificado na corrida de 1.500 metros, com a marca de 3.37,29 minutos.

Nader superou por 11 centésimos a marca exigida para assegurar a presença nos Europeus de Istambul, na primeira semana de março.

O vencedor da corrida foi o britânico George Mills, com 3.35,88, melhor marca mundial do ano.

Auriol Dongmo também esteve presente no meeting de Karsluhe e esteve em bom plano no lançamento do peso, que ganhou. A atleta portuguesa atirou a 18,90 metros, mais dois centímetros que a canadiana Sarah Mitton, líder mundial do ano, e 13 que a jamaicana Danniel Thomas-Dodd.

Dongmo, que é a campeã europeia em título, também já assegurou o passaporte para Istambul, a exemplo de Arialis Gandulla, Lorene Bazolo e Carlos Nascimento, nos 60 metros, Pedro Pichardo e Patrícia Mamona, no triplo e Jessica Inchude, no lançamento do peso.

Igualmente presente em Karlsruhe, Elise Veiga foi a sétima no salto em comprimento.

Venceu a campeã mundial, a sérvia Ivana Vuleta, com 6,76 metros (melhor marca mundial do ano), mais 10 centímetros que a são-tomense Agate Sousa, atleta do Benfica que reside em Portugal e é treinada por Mário Aníbal, antigo campeão de provas combinadas.

O meeting de Karlsruhe, com uma lotação esgotada de 3.000 espetadores, foi a primeira etapa do World Indoor Tour Gold de 2023, que prossegue em 04 de fevereiro nos Estados Unidos, em Boston.

O atleta com mais pontos em cada disciplina de pontuação no final do Tour receberá um prémio monetário de dez mil dólares e fica com um wild card para o Mundial de pista coberta de 2024, em Glasgow, Escócia.