Mais

Atletismo: Letsile Tebogo e Noah Lyles vão protagonizar duelo no Mónaco

Letsile Tebogo vai desafiar Noah Lyles
Letsile Tebogo vai desafiar Noah LylesMartin KEEP / AFP
É o convidado de última hora do meeting da Liga Diamante no Mónaco: o campeão olímpico dos 100 metros Noah Lyles regressa à competição nos 200 metros, na sexta-feira, para um duelo de prestígio contra o medalhado de ouro da meia volta Letsile Tebogo.

Noah Lyles (27) correu os 400 metros em Atlanta em abril (45'87 segundos), mas ainda não competiu nos 100 ou 200 metros esta época.

Para o seu regresso, com os Campeonatos do Mundo de Tóquio (13-21 de setembro) na mira, o americano vai defrontar o homem em melhor forma do momento nas meias voltas: Letsile Tebogo. O bostwanês de 22 anos registou no sábado o melhor desempenho mundial da época, ao correr os 200 metros em 19'76 segundos no meeting de Eugene (EUA).

Este será o primeiro duelo entre os dois atletas desde a final dos 200 metros no Stade de France, em agosto, quando o americano foi prejudicado pela Covid.

Lyles não se deslocava ao Estádio Louis-II desde 2022, quando venceu os 200 metros em 19'46 segundos, o quinto tempo mais rápido da história na altura.

O jovem prodígio australiano Gout Gout também vai alinhar nos 200 metros na sexta-feira à noite, mas vai competir na prova de sub-23, que não faz parte do programa da Liga Diamante. Na sua primeira competição na Europa, no final de junho, no Golden Spike de Ostrava, na República Checa, o australiano de 17 anos estabeleceu um recorde pessoal e nacional nos 200 metros, com o tempo de 20 segundos e 02 segundos.

Duplantis quer o 13,º recorde

Outra das atracções da noite, o sueco Armand Duplantis, vai tentar bater o seu 13.º recorde do mundo no salto com vara, um mês depois de ter conseguido 6,28 m em Estocolmo. Entretanto, Mondo (25 anos) não conseguiu atingir 6,29 m em dois encontros, em Ostrava (junho) e Eugene (julho).

Na sua última competição, no Mónaco, em 2023, o duplo campeão olímpico e mundial de salto com vara ao ar livre terminou em quarto lugar com 5,72 m, longe dos seus padrões. O sueco vai defrontar os franceses Renaud Lavillenie e Thibaut Collet.

Nos 400 metros com barreiras, a estrela da noite será a neerlandesa Femke Bol, que regressa à pista onde fez a sua estreia na Liga Diamante em 2020. Em meados de junho, a medalhista de bronze dos Jogos Olímpicos de Paris obteve o segundo melhor desempenho da época em Estocolmo (52'11 segundos), atrás da sua grande rival americana Sydney McLaughlin-Levrone (52'07 segundos).

No Mónaco, Bol terá como forte concorrente a americana Anna Cockrell, vice-campeã olímpica.

A dupla volta será representada pela elite do circuito, com cinco dos sete melhores desempenhos da história, todos abaixo de 1'42 minutos.

A começar pelo queniano Emmanuel Wanyonyi, campeão olímpico dos 800 m (1:41'95 minutos,). A eles juntaram-se os vice-campeões Marco Arop e Djamel Sedjati, o recordista do meeting, Gabriel Tual, o recordista francês, e Bryce Hoppel.

Nos 110 metros barreiras, o homem em forma esta época, Cordell Tinch (12'87 segundos), será o favorito na ausência do campeão olímpico Grant Holloway, que estará em baixo de forma em 2025.

A noite monegasca terminará pouco antes das 21:00 com os 100 metros femininos, com a campeã olímpica de Santa Lúcia Julien Alfred (10'75 segundos este ano) a defrontar a esperança jamaicana Tina Clayton (10'81).