Mais

Atletismo: Assefa vence Maratona de Londres feminina com novo recorde mundial, Sawe vence a corrida masculina

Tigst Assefa cruza a linha de chegada para vencer a Maratona de Londres 2025 feminina
Tigst Assefa cruza a linha de chegada para vencer a Maratona de Londres 2025 femininaAlex Davidson / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
A etíope Tigst Assefa compensou o seu segundo lugar do ano passado e venceu a Maratona de Londres feminina com um tempo recorde mundial de 2h15m50s, este domingo, enquanto o queniano Sabastian Sawe venceu a corrida masculina.

Assefa, de 28 anos, terminou com uma boa vantagem sobre Joyciline Jepkosgei, do Quénia, enquanto Sifan Hassan, que bateu Assefa pelo ouro olímpico em Paris no ano passado, foi terceiro.

Assefa, Jepkosgei e Hassan, que engordou 10 quilos ao fazer uma pausa de quatro meses, após a sua vitória em Paris, dominaram a corrida desde o início.

No entanto, Hassan, de 32 anos, saiu do grupo dos quatro primeiros, que estava a imprimir um ritmo muito forte - 2h12m, um minuto mais rápido do que o seu recorde pessoal - e ficou a cerca de 20 metros de distância.

Hassan voltou a juntar-se ao grupo, mas foi novamente abandonada e ficou atrás de Assefa e Jepkosgei, juntamente com o último marcador de ritmo, a meio da etapa, na Tower Bridge.

No entanto, Hassan manteve-os na mira, na esperança de que, assim que o marcador de ritmo desistisse, os dois líderes se desentendessem sobre quem assumiria o ritmo, o que foi o erro que os marcadores de ritmo cometeram em 2023 e que favoreceu a estrela neerlandesa.

Longe de sugerir que poderia controlar os dois da frente - o marcador de ritmo tinha finalmente desistido - o estilo de corrida de Hassan tornou-se um pouco irregular e a vantagem aumentou.

Aos 30 quilómetros, Hassan estava a mais de um minuto do ritmo, com Jepkosgei e Assefa a trocarem o ritmo.

A atleta de 32 anos manteve-se num confortável terceiro lugar e foi aplaudida ao longo do percurso por corredores não profissionais, que estavam mais à frente.

Assefa fez a sua fuga logo após a marca das duas horas, deixando Jepkosgei no seu encalço.

Assefa tinha uma vantagem de quase um minuto sobre Jepkosgei, que se cansava rapidamente, aos 40 quilómetros.

Sawe vence Maratona de Londres masculina

Sabastian Sawe, do Quénia, teve um desempenho brilhante para derrotar um pelotão repleto de estrelas e vencer a maratona masculina de Londres com um tempo de 2h02min27s.

O atleta de 29 anos, que venceu a maratona de Valência em dezembro passado, chegou sozinho sob um sol radiante, à frente do ugandês Jacob Kiplimo, detentor do recorde mundial da meia maratona.

O campeão em título, Alexander Mutiso Munyao, superou Abdi Nageeye para o terceiro lugar, num final de semana com fotografia, enquanto o tetracampeão Eliud Kipchoge terminou em sexto.