O continente nunca foi palco de uns Jogos Olímpicos. A última vez que o Cairo se candidatou, sem sucesso, foi para os Jogos de 2008.
O país mais populoso do mundo árabe, o Egito gastou milhões e milhões de dólares na construção de instalações, estádios e complexos desportivos nos últimos anos como parte do seus plano para modernizar o país.
O complexo da Cidade Olímpica Internacional do Egito, na nova capital administrativa que o país está a construir a leste do Cairo desde 2015, deverá ter um estádio nacional com capacidade para 93.900 pessoas e 21 outras instalações desportivas.
"O Egito vai candidatar-se para 2036 e 2040", disse Mustapha Berraf, chefe da ANOCA, em conferência de imprensa no dia da cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris.
O administrador desportivo argelino disse que outra candidatura africana poderia ser concretizada com a Cidade do Cabo, na África do Sul, considerando uma candidatura olímpica.
"A África tem a chance de organizar os Jogos. Provavelmente organizará os Jogos em 2040. É necessário analisar as questões de infraestrutura, como estradas e aeroportos. O Egito tem um importante potencial de infraestrutura", disse Berraf, que também é membro do Comité Olímpico Internacional.
Los Angeles sediará os Jogos de 2028, enquanto Brisbane, na Austrália, está a preparar-se para sediar os Jogos Olímpicos de 2032.
Já existem vários países e cidades interessados em concorrer aos Jogos Olímpicos de 2036, incluindo Indonésia, Índia, Turquia, bem como Catar e Arábia Saudita.
O presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach, disse que o interesse por 2036 já atraiu cidades na casa dos dois dígitos.