O Campeonato Europeu de Futebol passou à história e o próximo mega evento desportivo, os Jogos Olímpicos, está mesmo ao virar da esquina. A votação para os dois porta-estandartes alemães na cerimónia de abertura abre a contagem decrescente e os adeptos do desporto têm muito por onde escolher - dois em seis é a fórmula mágica.
O campeão olímpico de ténis Alexander Zverev, o campeão mundial de basquetebol Dennis Schröder e o atirador Christian Reitz foram nomeados para a equipa masculina, enquanto a futebolista Alexandra Popp, a campeã olímpica de hipismo Jessica von Bredow-Werndl e a campeã mundial de judo Anna-Maria Wagner fazem parte da lista feminina, agora publicada pela Confederação Alemã de Desportos Olímpicos (DOSB).
A "campanha eleitoral" entre os melhores atletas alemães começou na manhã de segunda-feira. Enquanto Zverev foi à caça de votos através dos canais da associação de ténis, a rainha do adestramento von Bredow-Werndl e a estrela do futebol Popp recorreram aos seus fãs no Instagram. Estar sozinho entre os nomeados foi uma "grande honra" para eles e encheu-os de "orgulho", disse Popp numa mensagem de vídeo: "É por isso que gostaria de vos pedir pessoalmente para colocarem algumas cruzes para mim e para um atleta masculino".
A candidatura de Zverev ao derradeiro emprego de sonho olímpico soava muito semelhante. " Se eu fosse nomeado para liderar uma equipa inteira e, portanto, um país inteiro nos Jogos, seria a maior honra que existe no desporto", disse o natural de Hamburgo. Se for selecionado, Zverev será o primeiro tenista alemão a carregar a bandeira.
Duelo acirrado entre homens e mulheres
Schröder, que provavelmente será o maior rival de Zverev, estava sentado na final do Campeonato Europeu no Estádio Olímpico de Berlim quando o DOSB anunciou os possíveis portadores da bandeira. Uma selfie partilhada no Instagram com o treinador Jürgen Klopp, na segunda-feira, foi prova de uma noite animada. Se o astro da NBA for escolhido, ele será o segundo jogador de basquetebol a receber essa honra, depois de Dirk Nowitzki em 2008.
Na competição feminina, von Bredow-Werndl deverá ser a maior rival de Popp. A cavaleira de dressage dá continuidade a uma era, já que os especialistas em dressage Nicole Uphoff (1992) e Reiner Klimke (1988), bem como o saltador de obstáculos Fritz Thiedemann (1960), vieram do desporto equestre. " Preciso de todos os vossos votos para que esta nomeação se torne realidade", afirmou von Bredow-Werndl
Entretanto, Anna-Maria Wagner, duas vezes medalha de bronze no judo em Tóquio 2021, e o atirador desportivo Reitz são os outsiders na corrida.
Até ao próximo domingo, os adeptos e os atletas da equipa olímpica alemã decidirão, através de uma votação online, em partes iguais, quais os dois atletas que irão transportar a bandeira na cerimónia de abertura no Sena, a 26 de julho. As votações podem ser efectuadas em www.teamdeutschland.de, bem como no Eurosport, ARD, ZDF e T-online. O DOSB anunciará quem carregará a bandeira numa conferência de imprensa na Casa da Alemanha em Paris, no dia 25 de julho.