Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris 2024: Portugal com mais duas dezenas de atletas dentro de apuramento por ranking

Cátia Azevedo poderá ir para os terceiros Jogos
Cátia Azevedo poderá ir para os terceiros JogosFederação Portuguesa de Atletismo
Portugal tem mais de duas dezenas de atletas em zona de apuramento para os Jogos Olímpicos Paris 2024, a dois meses do início do evento, com destaque para o atletismo e para o judo.

Neste momento, Portugal tem 47 atletas com quotas ou marcas de qualificação assegurados para Paris 2024, número que deverá subir até ao final dos prazos de qualificação no final de junho.

A dois meses do início dos Jogos – marco que se assinala no domingo -, o atletismo já tem 10 atletas com marcas de qualificação, mas tem mais 12 em zona de apuramento por ranking, aos quais se junta a estafeta mista de marcha, que está no último posto de qualificação.

Lorène Bazolo pode participar pela terceira vez em Jogos por Portugal – esteve em Londres 2012 a representar o Congo – e está neste momento em posto de qualificação por ranking nos 100 e 200 metros.

Também Cátia Azevedo, nos 400 metros, poderá ir para os terceiros Jogos, com Liliana Cá (disco), Salomé Afonso (1.500 metros), Tiago Pereira (triplo salto) e Francisco Belo (peso) com possibilidade de repetirem a presença de Tóquio2020.

Jéssica Inchude (peso), Eliana Bandeira (peso), Vitória Oliveira (20km marcha), Gerson Baldé (salto em comprimento), Leandro Ramos (dardo), Fatoumata Diallo (400 metros barreiras) e Mariana Machado (5.000 metros) são os outros portugueses em zona de apuramento para os Jogos Olímpicos no atletismo, cujo período de qualificação termina apenas em 30 de junho.

No judo, Portugal tem cinco judocas em zona de apuramento, entre os quais Jorge Fonseca, medalha de bronze nos -100 kg em Tóquio2020.

Catarina Costa (-48 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg) e Bárbara Timo (-63 kg) também estão virtualmente asseguradas em Paris.

Gustavo Ribeiro, quarto do ranking olímpico no skate, Nuno Borges, 46.º do ranking mundial de ténis, e Vanessa Marina, no breaking, também têm grandes probabilidades de chegar aos Jogos, assim como uma ciclista no cross-country olímpico, com Portugal a estar neste momento dentro dos lugares de apuramento.

Thomas Augusto é o primeiro fora do ranking de apuramento na disciplina de park no skate, faltando ainda a etapa de Budapeste das Olympic Qualifying Series.

Ainda estão a decorrer as qualificações para outras modalidades, como a natação pura, que terá os Europeus em junho, e o voleibol de praia.

Os Jogos Olímpicos Paris 2024 disputam-se de 26 de julho a 11 de agosto.