Ainda em diferendo com o Benfica, Pedro Pichardo, vice-campeão olímpico do triplo salto, passará a ser representado pela agência de atletas italiana JUMP, que conta na sua carteira com a promessa transalpina Larissa Iapichino, 4.ª no salto em comprimento dos Jogos Olímpicos Paris-2024.
“Estou muito feliz por fazer parte desta equipa, que já me acolheu como membro de uma grande família e espero poder ser uma inspiração para os mais novos e para todos aqueles que veem o salto como uma disciplina especial e espetacular. Mal posso esperar para partilhar a minha paixão e as minhas vitórias com todos vós", assumiu Pichardo, citado no comunicado da ATL-Etica.
Na quinta-feira, Pichardo revelou ter avançado com uma ação no Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) para indemnização e reconhecimento de justa causa na rescisão de contrato unilateral com o Benfica, clube que representou desde 26 de abril de 2017.
Em 13 de janeiro último, o atleta, de 31 anos, rescindiu o contrato com os ‘encernados’, que era válido até ao fim dos Jogos Los Angeles2028, alegando divergências irreconciliáveis, mas o clube da águia 'promete' contra-atacar e exigir uma indemnização pela situação criada.
Um dia depois do vice-campeão em Paris-2024, campeão do mundo em Oregon-2022 e europeu em Munique-2022 assegurar que se quer focar “única e exclusivamente na vertente desportiva” surge o anúncio do novo emblema, com Pichardo a remeter-se doravante ao silêncio, enquanto o Benfica informa ter instaurado, no início do ano, um processo disciplinar com vista ao seu “despedimento”.
Em comunicado, o ATL-Etica destaca o novo envolvimento do emblema nos saltos, não só o triplo, mas também o comprimento, altura e vara.
“A iniciativa tem como objetivo o intercâmbio técnico, cultural e desportivo entre escolas de atletismo cubanas, portuguesas, búlgaras e italianas. Graças ao envolvimento de Pichardo e do seu pai e treinador Jorge, pretendemos organizar estágios especializados em Itália e noutros países para permitir aos atletas o contacto com técnicos de nível internacional, apoiando a atividade dos saltadores que, apesar de terem grande potencial, não têm oportunidade de participar em projetos altamente especializados", explica Andrea De Lazzari, diretora técnica da ATL-Etica Impresa Sociale.
Pichardo, que por opção não competiu na época de inverno, vai regressar em 03 de maio na etapa de Keqiao (China) da Liga Diamante, e depois participa no meeting italiano de San Vendemiano, em 17 de junho.