Mais

Atletismo: Primeiro meeting na Europa para Gout Gout, prodígio australiano do sprint

Gout Gout, prodígio australiano do sprint
Gout Gout, prodígio australiano do sprint COLIN MURTY / AFP / AFP / Profimedia
O prodígio australiano do sprint, Gout Gout (17 anos), vai participar no seu primeiro meeting europeu na terça-feira, no Golden Spike de Ostrava (República Checa), onde vai competir nos 200 metros, a sua distância preferida.

"Prefiro claramente os 200 aos 100, porque os 100 são demasiado curtos para mim. Começa-se e já se está na meta", disse Gout Gout numa conferência de imprensa no domingo.

"Gosto de sair dos blocos, atingir a minha velocidade máxima e mantê-la até à meta. Por isso, os 200 metros são perfeitos e eu adoro-os", continuou Gout, que nasceu na Austrália, filho de pais do Sul do Sudão.

No início de dezembro, Gout Gout, que na altura tinha 16 anos, bateu o recorde australiano dos 200 metros, que datava dos Jogos do México de 1968, terminando a meia volta em 20''04, mais rápido do que a lenda jamaicana Usain Bolt com a mesma idade.

Desde então, melhorou o seu tempo, vencendo a prova em 19'84 nos campeonatos australianos, em abril, onde também ganhou os 100m em 9'99 na categoria de sub-20. No entanto, ambos os tempos não foram certificados porque o vento era demasiado forte.

Depois de Ostrava, Gout estará no Mónaco a 11 de julho para a etapa da Liga Diamante, com os olhos postos nos Campeonatos do Mundo de Tóquio (13-21 de setembro).

"Obviamente, os Mundiais são o principal objetivo e quero ver o que posso fazer na cena internacional contra os profissionais", disse.

"Só quero ir lá para fora e mostrar do que sou capaz", revelou.


Menções