Mais

Atletismo: Prodígio australiano faz a melhor marca mundial dos 200 metros em 2025

Gout Gout celebrou este domingo
Gout Gout celebrou este domingoPATRICK HAMILTON/AFP
O prodígio australiano do sprint, Gout Gout (17 anos), registou no domingo, em Brisbane, o melhor tempo do ano nos 200 metros, com 20,05.

O jovem ficou conhecido em dezembro com o tempo mais rápido alguma vez alcançado na distância por um atleta de 16 anos, 20,04. Essa marca bateu o recorde pessoal de Usain Bolt na mesma idade e o recorde australiano de Peter Norman (20,06) dos Jogos Olímpicos de 1968.

No domingo, ele voltou a chamar a atenção com 20,05 segundos nas eliminatórias do Campeonato Estadual de Queensland.

Gout quebrou então a barreira dos 20 segundos na final com um tempo de 19,98 segundos, embora não tenha sido homologado porque o vento era demasiado favorável.

"Senti-me literalmente livre. Faltavam 80 metros para a final e disse a mim próprio que tinha de a fazer", disse ele sobre a final: "Só então pensei que tinha hipóteses de correr abaixo dos 20 segundos. Quando vi o cronómetro, fiquei muito feliz e, de certa forma, surpreendido, mas senti que me tinham tirado um peso dos ombros. Agora que o consegui, só tenho de ser mais consistente".

O esguio Gout, que nasceu na Austrália, filho de pais sul-sudaneses que chegaram em 2005, tem sido comparado ao oito vezes medalhista de ouro olímpico Bolt.

Em dezembro passado, o Presidente da Federação Mundial de Atletismo, Sebastian Coe, saudou-o como"um talento raro e precioso que temos de continuar a cultivar e a proteger".

O tempo mínimo para os Campeonatos do Mundo de Atletismo em Tóquio, em setembro, é de 20,16, um tempo que Gout já bateu por duas vezes.


Menções