Mais

Atletismo: Recorde do mundo de Ingebrigtsen é o evento do ano da Liga Diamante

Liga de Diamante - recorde mundial de Ingebrigtsen
Liga de Diamante - recorde mundial de IngebrigtsenPAP/Jarek Praszkiewicz
O recorde mundial do norueguês Jakob Ingebrigtsen nos 3000 metros (7.17.55 minutos), estabelecido a 25 de agosto no Memorial Kamila Skolimowska da Silésia, em Chorzów, foi eleito pelos adeptos como o acontecimento do ano da Liga Diamante, anunciaram os organizadores do encontro polaco.

Ingebrigtsen melhorou na pista do Estádio da Silésia o resultado de 1996 do queniano Daniel Komen (7.20.67).

Em 2024, foram estabelecidos seis recordes do mundo em competições de distância. Em Chorzów, para além do norueguês, o sueco Armand Duplantis conseguiu um resultado semelhante no salto com vara (6,26). Ambos actuarão nesta arena durante a 16.ª edição do Skolimowska Memorial, a 16 de agosto.

"Estamos muito satisfeitos com o regresso de Jakob e Mondo no próximo ano. É uma garantia de emoção ao mais alto nível. Os campeonatos do mundo estão agendados para setembro e a última época demonstrou que o mês que antecede o evento-alvo é já um período de alta forma", observou o diretor desportivo da competição, Piotr Małachowski.

O encontro de agosto em Chorzów foi o melhor de todo o ciclo "diamante". No ranking mundial de atletismo, o evento de Chorzów ultrapassou mesmo a final de dois dias de DL em Bruxelas. O lugar no ranking é a soma de duas componentes: os resultados e o elenco (lugares no ranking mundial de atletismo dos atletas participantes, medalhados olímpicos em competição, detentores de recordes mundiais, etc.).

Foram 42 357 os adeptos presentes nas bancadas do "Caldeirão das Bruxas" para assistir à competição dos 50 medalhados dos Jogos Olímpicos de Paris deste ano.

Ingebrigtsen vai correr em Chorzów pela terceira vez consecutiva e tentará de novo atacar o recorde. No verão de 2023, foi o recorde europeu nos 1.500 metros (3.27.14) e, um ano depois, melhorou o resultado numa distância duas vezes maior.

"Estou ansioso por competir na Polónia nos 1500 metros. É uma prova que faz parte do programa dos campeonatos do mundo. Este desempenho será um dos pontos altos da minha preparação para o Campeonato do Mundo de Tóquio", declarou o norueguês.

O prize pool para o DL do próximo ano aumentou um terço para 9,24 milhões de euros. O montante será de 500.000 eurosem cada uma das 14 provas de qualificação e aumentará para 2,24 milhões de euros na prova final. Os "aumentos" aplicam-se a todos os 32 eventos e serão divididos igualmente entre homens e mulheres. No total, desde a inauguração da série em 2010, foram gastos cerca de 270 milhões de euros em prémios, nas chamadas taxas de inscrição e no funcionamento dos encontros da DL.

As autoridades da Liga de Diamante definiram o conjunto de competições que os adeptos vão ver em Chorzów.

As mulheres competirão nos 100m, 200m, 400m e 1.500m, nos 100m e 400m rasos. Para além disso, haverá também um salto em comprimento e um lançamento do martelo, em que os homens também competirão. Para além disso, os atletas competirão nas provas de 100m e 1.500m, 400m-lap e nas provas técnicas - salto em altura e salto com vara, lançamento de bola e lançamento de dardo.

Para além das provas diamante, em que os atletas acumulam pontos para a classificação geral, serão também realizadas outras competições, à semelhança dos anos anteriores.

Em 2022, quando a Liga Diamante fez a sua estreia na Polónia, o Memorial "Kama" ficou em sexto lugar no ranking mundial dos titãs. Na altura, a competição de Chorzów foi vista gratuitamente por 30 000 adeptos. O evento ocupou o lugar no calendário das competições na China, que foram canceladas devido às restrições impostas pela pandemia. Em 2023, foram introduzidos bilhetes pagos, 25 000 pessoas sentaram-se nas bancadas e o evento foi incluído na Liga Diamante durante cinco anos, na sequência de uma decisão unânime dos organizadores dos restantes 14 mitos da série.

O Memorial Silesia Skolimowska realiza-se no Estádio da Silésia desde 2018, antes de os atletas competirem na capital. Em fevereiro de 2024, foi erigida uma estátua de Kamila Skolimowska em frente à entrada principal da arena de Chorzów. A medalhista de ouro no lançamento do martelo nos Jogos Olímpicos de Sydney (2000) morreu inesperadamente a 18 de fevereiro de 2009, durante um estágio em Portugal. Tinha 26 anos de idade. A causa da morte foi uma embolia da artéria pulmonar.

Os eventos da Liga Diamante de 2025:

26 de abril - Xiamen

3 de maio - Xangai/Suzhou

16 de maio - Doha

25 de maio - Rabat/Marraquexe

6 de junho - Roma

12 de junho - Oslo

15 de junho - Estocolmo

20 de junho - Paris

5 julho - Eugene

11 de julho - Mónaco

19 de julho - Londres

16 de agosto - Chorzów

20 de agosto - Lausana

22 de agosto - Bruxelas

27-28 agosto - final em Zurique