Mais

Atletismo: Solange Jesus satisfeita com sexto lugar em Bruxelas "após fase menos boa"

Solange Jesus foi sexta classificada na maratona dos Campeonatos da Europa de Estrada
Solange Jesus foi sexta classificada na maratona dos Campeonatos da Europa de EstradaFederação Portuguesa de Atletismo
Solange Jesus, sexta classificada na maratona dos Campeonatos da Europa de Estrada, que se realizaram no fim de semana em Bruxelas, mostrou-se agradada com o resultado, que vem "após uma fase menos boa".

A atleta do SC Braga cumpriu os 42,195 quilómetros em 2:29.39 horas, considerando a prova "muito difícil”.

"Estou muito orgulhosa da minha prestação e do trabalho desenvolvido por todos os que me apoiam. É com muito respeito que encaro esta distância. Emocionei-me no percurso várias vezes, mas foquei-me no apoio das pessoas que deixei em casa, no meu treinador (Ricardo Gomes) em todos os que sempre acreditaram em mim", disse a atleta.

Visivelmente emocionada pelo bom resultado, prosseguiu: "Passei da 15.ª melhor marca para um sexto lugar nestes campeonatos, com um percurso bastante difícil, durante o qual sofri bastante, principalmente na parte final. Valeu-me o apoio do público e da comitiva nacional. Foi brutal e estou muito feliz".

Na prova masculina, Rui Pinto foi o melhor português, conquistando o oitavo lugar, com a marca de 2:11.28, próxima do seu recorde pessoal, liderando a equipa para o quarto lugar.

"As minhas palavras não são só sobre esta prova, que foi o sonho de uma vida, são também sobre a época passada, que foi difícil. Passei por lesões, mas hoje esta prestação fez valer a pena cada treino, cada dor e senti-me recompensado", disse Rui Pinto.

Satisfeito com a classificação, acrescentou: "É com muito orgulho e responsabilidade que visto esta camisola, e saio daqui muito feliz por poder contribuir para um resultado de excelência, uma posição de finalista individualmente e o quarto lugar coletivo".

A equipa ficou à beira do pódio, contribuindo ainda para este resultado as prestações de João Almeida e José Sousa, respetivamente, na 20.ª e 21.ª posições, com 2:17.54 e 2:18.20 horas. Fábio Oliveira classificou-se na 30.ª posição, em 2:25.50.

Sagraram-se campeões europeus o italiano Iliass Aouani, com 2:09.05, e a espanhola Fátima Azzahraa Nafie, com 2:19.28. Coletivamente, a vitória masculina foi para Israel. Do lado feminino, venceu a seleção espanhola.

Portugal encerrou a primeira edição dos Campeonatos da Europa de atletismo em estrada com quatro posições entre os 10 primeiros, com o quarto lugar de Mariana Machado nos 10 quilómetros, hoje, e o sexto de Susana Santos na meia maratona, no sábado, além das classificações na maratona.


Menções