Mais

Atletismo: Lyles emula Bolt com o quarto ouro mundial consecutivo nos 200 metros

Lyles comemora nova conquista
Lyles comemora nova conquistaMarcel ter Bals, MTB Photo / Alamy / Profimedia
Emulando Usain Bolt, o norte-americano Noah Lyles conquistou o quarto título mundial consecutivo nos 200 metros nesta sexta-feira em Tóquio, onde deslumbrou com um tempo de 19 segundos e 52 centésimos.

Em segundo lugar ao término desta meia volta ficou o seu compatriota Kenny Bednarek (19.58, prata) e o bronze foi para o jamaicano Bryan Levell (19.64), enquanto o campeão olímpico do Botswana, Letsile Tebogo, ficou em quarto (19.65). Além disso, o dominicano Alexander Ogando foi sexto (20.01).

Nos 200 metros, sua prova fetiche, Lyles reina sem interrupção em Mundiais desde que ganhou o seu primeiro ouro em Doha-2019.

Bolt também ganhou quatro ouros seguidos nesta mesma prova, no seu caso entre Berlim-2009 e Pequim-2015.

O título e a superioridade demonstrada permitem-lhe recuperar a hegemonia nesta distância depois de ter sido bronze nos Jogos Olímpicos de Paris, numa final à qual chegou doente de COVID-19 e em que o vencedor foi Tebogo.

Triplete impossível para Lyles

No total, esta é a nona medalha mundial de Noah e a sétima de ouro.

Há dois anos, em Budapeste, Lyles foi a grande estrela do Mundial com um triplete de títulos (100-200-4x100 metros) que não poderá repetir porque na final dos 100 metros, no domingo, foi bronze e cedeu a sua coroa ao jamaicano Oblique Seville.

O atleta nascido na Flórida há 28 anos poderá aspirar a terminar com um novo ouro este fim de semana no 4x100 metros, onde o Team USA partirá mais uma vez como grande favorito.