Mais

Atletismo: Mike Powell foi suspenso por "segurança" e não poderá ir ao Mundial de Tóquio

Mike Powell, à esquerda da imagem, junto a Carl Lewis
Mike Powell, à esquerda da imagem, junto a Carl LewisVictor Boyko / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
A lenda americana Mike Powell, recordista mundial do salto em comprimento há 34 anos, foi suspenso por motivos de "segurança" e não poderá estar presente no Mundial de Atletismo que começa este sábado, em Tóquio, informou a Unidade de Integridade do Atletismo (UIA) esta sexta-feira, 12 de setembro.

Powell foi precisamente a sensação no anterior Mundial disputado na capital japonesa, em 1991, em que destronou Carl Lewis no salto em comprimento.

A UIA, um organismo mais habituado a anunciar suspensões de atletas por doping, anunciou o veto "por uma duração indeterminada por motivos de segurança", mas sem precisar as razões concretas que levam a esta medida.

O que a UIA especifica é que a suspensão inclui não ter acesso "a todas as atividades ligadas à World Athletics, assim, não terá acreditação nem acesso a eventos e competições".

Também não poderá aceder às federações nacionais nem ser convidado para atos que tenham alguma relação com a World Athletics, precisou a UIA.

Mike Powell é considerado uma lenda do atletismo desde que bateu o recorde mundial do salto em comprimento com 8,95 metros, ao término de uma competição emocionante no Mundial de Tóquio 1991.

Atualmente com 61 anos, Powell é treinador numa universidade americana e até agora era presença frequente nas grandes competições de atletismo.