O evento, que será realizado pela primeira vez de 11 a 13 de setembro de 2026, contribuirá para levar o desporto a outro nível, tal como Bolt fez nas provas de velocidade durante uma carreira incrível em que bateu múltiplos recordes mundiais, conquistou 19 títulos mundiais e protagonizou inúmeros momentos icónicos na pista.
No papel de 'Lenda Definitiva', Bolt irá colaborar com a World Athletics na promoção do novo campeonato mundial que encerrará a temporada e no qual os melhores atletas do mundo irão competir frente a frente para decidir quem é realmente o melhor do planeta.
A nomeação de Bolt como 'Lenda Definitiva' segue-se ao anúncio, no mês passado, do recordista mundial de salto com vara Mondo Duplantis como a primeira Estrela Definitiva.
É a primeira vez que Bolt assume um papel deste tipo no mundo do atletismo, usando a sua paixão e estatuto dentro deste desporto para promover o novo evento em todo o mundo.
"A ideia por trás do Campeonato Mundial de Atletismo Ultimate é brilhante: os melhores entre os melhores a enfrentarem-se - todas as grandes estrelas mundiais, muito dinheiro, personalidades ainda mais importantes, sem desculpas - para ver quem leva o título de Campeão Ultimate. Digamos que teria adorado competir neste campeonato tão mediático", afirmou Bolt: "É uma honra para mim assumir o papel de Lenda Definitiva para ajudar a difundir a mensagem, já que o atletismo continua a ser uma parte muito importante da minha vida. Vi como o nosso desporto passou por muitas mudanças durante o meu tempo nas pistas e é importante que o atletismo continue a inovar. Este novo campeonato mundial contribuirá para dar a conhecer e fazer crescer o atletismo e as suas incríveis estrelas".
Como será o Mundial Ultimate
Os campeões mundiais e olímpicos enfrentarão os vencedores da Liga Diamante e os atletas com melhor desempenho do ano durante três intensas sessões de ação no Centro Nacional de Atletismo.
26 atletas já se apuraram automaticamente como atuais campeões olímpicos individuais e em breve mais se juntarão à lista, já que os vencedores do próximo Campeonato Mundial de Atletismo Tóquio, que contará com a presença de Bolt, também têm lugara.
"O título de Lenda Definitiva é adequado para um dos verdadeiros ícones do nosso desporto", afirmou o presidente da World Athletics, Sebastian Coe.
"Usain transcende o atletismo. Continua a elevar o perfil do desporto e a inspirar atletas de todo o mundo, mostrando o que é possível, tanto dentro como fora do campo de jogo. Enquanto olhamos para o futuro, desenvolvendo novas formas de mostrar o desporto e descobrindo novas estrelas, é também importante olhar para trás e reconhecer os pioneiros que abriram o caminho e cativaram a imaginação de gerações de fãs do atletismo."