Mais

Mundiais de Atletismo: Andy Díaz conquista ouro no triplo salto em pista coberta

Andy Díaz fez o melhor tempo
Andy Díaz fez o melhor tempoWANG ZHAO/AFP
Andy Díaz, nascido em Cuba mas a competir pela Itália, deu ao país europeu a primeira medalha de ouro nos Campeonatos do Mundo de Atletismo Indoor, em Nanjing (China), na sexta-feira, ao vencer o triplo salto com 17,80 metros.

Apesar das origens de Díaz, o título não foi para o atleta latino-americano, que pôde ao menos comemorar a sua primeira medalha nesta competição com o bronze do brasileiro Almir dos Santos (17,22m).

A prata ficou com o chinês Zhu Yaming (17,33m).

Díaz, de 29 anos, já tinha sido campeão europeu indoor no início do mês e era o favorito para esta prova por ser o líder mundial do ranking da época, o que confirmava as elevadas expectativas.

Nos Jogos Olímpicos do ano passado, tinha sido bronze, apenas superado por dois outros cubanos que competiam sob a bandeira europeia, o espanhol Jordan Díaz e o português Pedro Pablo Pichardo, nenhum dos quais decidiu viajar para Nanjing.

O atual campeão mundial de pista coberta e também campeão mundial de pista descoberta, Hughes Fabrice Zango, do Burkina Faso, terminou em quarto lugar, no fundo do pódio, com 17,15 metros.

A desilusão da prova foi o cubano Lazaro Martinez, campeão mundial indoor em 2022, que desta vez, com duas faltas de comparência e um salto abortado que mal ultrapassou os 14 metros, terminou em 14º lugar.

O triplo salto masculino foi a primeira das 26 finais a realizar em Nanjing até ao encerramento dos Mundiais Indoor, no domingo.