Depois de conquistar a prata na sua prova anterior na disputa em solo japonês, nos 35 km, o brasileiro de Sobradinho mostrou consistência e frieza para superar a desgastante prova e tomar a liderança a faltar 1km para o fim.
Caio encerrou a prova com o tempo de 1:18:35. A prata ficou com o chinês Wang Zhaozhao, com 1h18min43s, e o bronze com o espanhol Paul McGrath, com 1h18min45s.
A performance sólida coroou um ciclo de amadurecimento de Caio Bonfim, que já se consolidava como referência mundial da marcha atlética e agora amplia ainda mais o peso da sua história no desporto brasileiro.
Caio é apenas o terceiro campeão mundial da história do atletismo brasileiro. Os outros dois são Fabiana Murer, campeã no salto com vara em 2011, e Alison dos Santos, ouro nos 400m com barreiras em 2022.
Além das duas medalhas no Mundial deste ano, Caio havia conquistado o bronze nos 20km em 2017 e 2023. Nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, o brasileiro conquistou a prata.
Mensagem de Rui Costa
Através do site do Benfica, Rui Costa, presidente do clube, deu os parabéns ao atleta dos encarnados.
"É com orgulho que endereço os parabéns ao nosso atleta Caio Bonfim pela conquista da medalha de ouro nos 20 km marcha do Campeonato do Mundo de Tóquio".
"Este título mundial junta-se à medalha de prata que Caio Bonfim já tinha alcançado nos 35 km marcha, o que é um feito absolutamente extraordinário. Parabéns, Campeão".