Mais

Mundiais de Atletismo: Saga Vanninen quer acabar com a seca de medalhas da Finlândia em Tóquio

Saga Vanninen conquistou o seu segundo título europeu sub-23 em julho
Saga Vanninen conquistou o seu segundo título europeu sub-23 em julhoBSR AGENCY, BSR Agency / Alamy / Profimedia
O quarto lugar de Silja Kosonen no martelo feminino e o quinto de Alisa Vainio na maratona feminina foram as únicas coisas de que a Finlândia se pode orgulhar até agora no Campeonato Mundial de Atletismo de 2025, em Tóquio, no Japão.

Na pista, Lotta Harala e Saara Keskitalo foram as únicas atletas finlandesas a avançar das eliminatórias, mas a primeira foi desclassificada por uma falsa partida na sua meia-final, enquanto Keskitalo terminou em oitavo lugar na sua.

Um recorde nacional nas eliminatórias dos 3000 metros obstáculos não foi suficiente para Ilona Mononen avançar, enquanto que, além de Kosonen, a Finlândia não teve sucesso nas provas de campo.

Agora, as esperanças do país nórdico de chegar ao quadro de medalhas estarão depositadas em Saga Vanninen, que inicia dois dias de competição no heptatlo.

Com apenas 22 anos, Vanninen foi bicampeã mundial sub-20 e, em 2023, conquistou uma medalha de ouro no Campeonato Europeu sub-23, em casa.

Este ano, ganhou fama com o ouro no pentatlo tanto nos Campeonatos Mundiais quanto nos Europeus Indoor, antes de conquistar o seu segundo título europeu sub-23 em sete provas em Bergen, na Noruega, há dois meses, estabelecendo um novo recorde nacional no processo.

Nona colocada nos campeonatos mundiais de Budapeste, há dois anos, Vanninen espera agora surpreender nomes mais consagrados da prova, como Katarina Johnson-Thompson, da Grã-Bretanha, Anna Hall, dos Estados Unidos, e a belga Nafi Thiam.

O seu treinador, a lenda do decatlo estónio Erki Nool, acredita que Vanninen está em ótima forma e pode ir ainda melhor do que no Europeu sub-23.

"Saga parece mais afiada do que em Bergen. Está em melhores condições físicas. Ao que tudo indica, deverá fazer melhor do que em Bergen", disse Nool ao Helsingin Sanomat.

Embora a atleta de Tampere saiba que a competição será dura, sugere que tem hipóteses de conquistar a primeira medalha da Finlândia nos campeonatos.

"As medalhas são bastante disputadas nestes jogos. A competição é realmente dura e eu estou no grupo das candidatas", afirmou.

Na sessão noturna, Vanninen e as suas concorrentes disputam os 100 metros barreiras, o salto em altura, o lançamento do peso e os 200 metros rasos. O evento termina no sábado com o salto em comprimento, o lançamento do dardo e os 800 metros.