Mais

Mundiais de Atletismo: Britânico Jeremiah Azu é o novo campeão do mundo dos 60 metros

O britânico Jeremiah Azu é o novo campeão mundial dos 60 metros
O britânico Jeremiah Azu é o novo campeão mundial dos 60 metrosWANG Zhao / AFP
Campeão europeu há duas semanas, o britânico Jeremiah Azu provou ser o velocista mais em forma do momento ao conquistar o título mundial de 60 metros em pista curta na cidade chinesa de Nanjing, na sexta-feira.

O galês de 23 anos, medalha de bronze olímpica nos 4x100m no ano passado, aproveitou a ausência da maioria das estrelas do sprint para conquistar o primeiro título mundial da sua carreira.

Na final, Azu igualou o seu melhor tempo pessoal (6,49) e cruzou a meta à frente do australiano Lachlan Kennedy (6,50) e do sul-africano Akani Simbine (6,54).

Melhor tempo das eliminatórias e das meias-finais, o jovem velocista porto-riquenho Eloy Benitez, de 21 anos e um perfeito desconhecido até este campeonato, falhou no arranque, tropeçou e caiu após 40 metros de corrida.

Azu sucede ao americano Christian Coleman, campeão em Glasgow há um ano e que não correu em pista coberta este inverno, enquanto o seu compatriota Noah Lyles, campeão olímpico dos 100 metros em Paris-2024 e vice-campeão em Glasgow, não participou no evento na China para se concentrar na época ao ar livre, que culminará nos Campeonatos do Mundo de Tóquio, em setembro.

Por último, o jamaicano Kishane Thompson, vice-campeão olímpico dos 100 metros, tinha anunciado que o Campeonato do Mundo de Nanjing era um dos seus objetivos, mas acabou por não participar num campeonato que se realiza desta sexta-feira até domingo.