Mais

Aves recuperou Taça de Portugal conquistada em 2018

O troféu regressou à Vila das Aves
O troféu regressou à Vila das AvesSanto Tirso TV/Facebook
O troféu tinha sido penhorado devido a um processo de insolvência. Autarquia de Santo Tirso foi a leilão e recuperou a taça por 30 mil euros, tendo devolvido ao clube no domingo.

A Taça de Portugal regressou à vila das Aves. Este domingo, Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso entregou o troféu conquistado em 2018 ao emblema que agora milita na Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto, no jogo com o Rio de Moinhos (3-1).

Aquilo que é da terra, património cultural e desportivo nunca pode deixar o clube. Por isso foi uma injustiça que a justiça permitiu. Portanto, a Câmara Municipal só fez a sua parte, por respeito a todos aqueles que em 20 de maio de 2018 fizeram em campo”, justificou o autarca.

Recorde-se que a Taça de Portugal foi penhorada ao Aves no âmbito de um processo de insolvência da SAD, que levou à refundação do clube em 2020. Entretanto, a Câmara Municipal de Santo Tirso conseguiu recuperar o troféu em outubro passado por 30 mil euros, num leilão.

Fundado em 1930, o Aves conta com seis participações na Liga, a última das quais em 2019/20, ano em que foi despromovido, ficando no último lugar. Vencedor do segundo escalão em 1984, o grande troféu chegou em 2018 com a conquista da Taça de Portugal diante do Sporting (2-1).