Antonsen optou mesmo por não participar no torneio devido às más condições.
"Muitos estão curiosos para saber porque é que me retirei do India Open pela terceira vez consecutiva. Devido à poluição extrema em Deli neste momento, não considero que seja um local adequado para organizar um torneio de badminton".
"Esperemos que as coisas estejam melhores este verão, quando o Campeonato do Mundo se realizar em Deli. Como consequência do cancelamento, a BWF (Federação Internacional de Badminton) voltou a multar-me em 5.000 dólares", escreveu Antonsen no Instagram.
Mia Blichfeldt, que garantiu a qualificação para a segunda ronda do torneio, que se disputa na quinta-feira, concorda com o seu compatriota dinamarquês e afirma que "a situação não melhorou em relação ao ano passado", apelando à BWF para que tome medidas antes de grandes eventos.
“As condições são mesmo muito más. No ano passado estava sujo e este ano não é diferente. Espero que a BWF analise seriamente as condições do recinto, porque isto não é adequado para os jogadores competirem, especialmente se este local vai receber algo tão importante como o Campeonato do Mundo", afirma.
Na entrevista, Mia Blichfeldt explica detalhadamente que são o frio e a humidade que representam os maiores problemas, sobretudo no pavilhão de treinos do Estádio KD Jadhav, situado a quase 300 metros da arena principal do torneio.
"Todos os jogadores aquecem com duas camadas de calças, casacos de inverno, luvas e gorros. Isto não é uma preparação adequada para um jogador que tem de entrar no campo e movimentar-se rapidamente".
"Quando cheguei ao pavilhão de treinos na segunda-feira, havia aves a voar pelo campo. Não creio que seja preciso dizer que isto é muito pouco saudável e anormal. Não penso que muitos outros atletas aceitassem jogar nestas condições", afirma Blichfeldt, sublinhando que acredita que todos os envolvidos no torneio estão a fazer o possível para melhorar as condições.
Segundo a BBC, em dezembro do ano passado, a poluição medida em Deli era 30 vezes superior aos limites recomendados pela Organização Mundial da Saúde.
