Macaco nas bancadas pode comprometer planos da Índia para organizar os Mundiais de Badminton

Um macaco com a sua cria senta-se em cima de uma mota estacionada em Bengaluru
Um macaco com a sua cria senta-se em cima de uma mota estacionada em BengaluruIdrees MOHAMMED / AFP / AFP / Profimedia

A Índia tem sido, há muitos anos, considerada uma das maiores potências mundiais do badminton. No entanto, excrementos de aves nos campos e um macaco nas bancadas durante o torneio Super Series India Open levantaram dúvidas sobre se a Índia será o país certo para acolher os Mundiais em agosto deste ano.

Um macaco foi avistado nas bancadas do Estádio Coberto Indira Gandhi durante a realização do torneio de badminton India Open, na quarta-feira, levando os organizadores a enfrentarem ainda mais críticas num evento que, de modo geral, se tornou um embaraço internacional para o país.

Em três publicações distintas no Instagram feitas pela fotógrafa Azlynna Dewi, foi possível ver um macaco nas bancadas, não muito longe dos campos onde alguns dos melhores jogadores de badminton do mundo estavam a competir.

“Sim, um macaco entrou na zona dos espectadores e sentou-se na bancada dourada. Esteve lá durante 10 minutos e, assim que recebemos uma queixa, removemo-lo de imediato”, afirmou um responsável. “O macaco não fez mal a ninguém. Estava um pouco escuro, por isso ninguém o viu. Quando foi avistado, retiramo-lo rapidamente", disse um porta-voz do torneio ao India Express.

O visitante inesperado no Estádio Coberto Indira Gandhi não foi o único problema para os organizadores do torneio. A dinamarquesa Mia Blichfeldt criticou as condições de higiene do recinto no dia de abertura, tendo sido também detetados excrementos de aves tanto na zona de treinos como na arena principal.

O número dois mundial Anders Antonsen partilhou igualmente nas redes sociais que a poluição extrema em Nova Deli obrigou-o a desistir da competição, tendo posteriormente sido multado em 5.000 dólares pela BWF (Federação Internacional de Badminton).

Tudo o que podia correr mal acabou por acontecer neste torneio, e a incompetência gritante dos organizadores deixou os adeptos do desporto no país frustrados.

A Índia, enquanto país anfitrião, estava inicialmente designada para receber a Taça Sudirman em 2023. Devido ao cancelamento de todos os eventos na China em 2021, a Taça Sudirman foi transferida para Vantaa, na Finlândia, ficando a edição de 2023 para Suzhou, na China. A Índia foi então escolhida para organizar os Mundiais de 2026, devido à transferência dos direitos de organização da Taça Sudirman de 2023.

Mas, após os acontecimentos no India Open, a questão que se coloca agora é se a BWF (Federação Internacional de Badminton) estará disposta a arriscar novo embaraço ao realizar os Mundiais em Nova Deli.