Balanço do Ano: Os melhores momentos de 2024 em imagens
Reuters
A lua é fotografada com os anéis olímpicos na Torre Eiffel antes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024Kai Pfaffenbach / Reuters
Num ano marcado pelo brilhantismo desportivo, os campeões antigos e novos cativaram o público e ultrapassaram os limites da resistência humana. Os fotógrafos da Reuters estiveram presentes para captar alguns dos momentos mais memoráveis.
O evento de destaque do ano foram os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de verão em Paris, de julho a setembro, onde os marcos icónicos da Cidade do Amor proporcionaram um cenário espetacular para o desporto.
O nadador francês Leon Marchand, a ginasta norte-americana Simone Biles e a corredora neerlandesa Sifan Hassan foram algumas das estrelas cujos desempenhos notáveis serão recordados nos próximos anos, enquanto uma disputa sobre a elegibilidade das pugilistas Imane Khelif e Lin Yu-ting provocaram alguma controvérsia no evento quadrienal.
O homem mais rápido do mundo foi o americano Noah Lyles, que superou os seus concorrentes na final mais renhida de sempre dos 100 metros dos Jogos Olímpicos por cinco milésimos de segundo. Os melhores surfistas do mundo surfaram as suas ondas para a glória no Taiti, a cerca de 16.000 km de Paris.
Da Reuters, 67 fotógrafos estiveram ao serviço dos Jogos Olímpicos - a equipa mais diversificada da agência alguma vez reunida para um grande evento, com uma divisão de quase 50-50 entre géneros e fotógrafos dos cinco continentes.
O sempre popular desporto do futebol ainda conseguiu fazer manchetes durante um verão atarefado. A Espanha triunfou no Euro-2024, derrotando a Inglaterra na final, e a Argentina de Lionel Messi fez história ao conquistar o 16.º título da Copa América. O Manchester City conquistou o seu quarto título consecutivo da Premier League e os adeptos do Liverpool despediram-se com tristeza do seu popular treinador Juergen Klopp.
No ténis, o espanhol Rafael Nadal, um dos grandes nomes do desporto, despediu-se de forma emocionante, enquanto o italiano Jannik Sinner viveu um ano de altos e baixos, tendo conquistado dois títulos do Grand Slam, mas também enfrentando as consequências de um teste de doping falhado. Foi ilibado de qualquer irregularidade.
No mundo do automobilismo, Charles Leclerc celebrou um sonho de menino ao vencer o Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1, enquanto Max Verstappen conquistou o quarto campeonato consecutivo de Fórmula 1. Francesco Bagnaia não conseguiu defender a sua coroa de MotoGP e terminou em segundo lugar numa emocionante batalha com Jorge Martin.
Aqui estão algumas dessas histórias e muito mais para a câmara:
Simone Biles, dos Estados Unidos, reage após a sua atuaçãoHannah McKay / ReutersVictor Ortega Serna, da Colômbia, em ação durante os 27 metros masculinosEvgenia Novozhenina / ReutersCharles Leclerc, da Ferrari, salta para a marina depois de vencer o Grande Prémio do MónacoBenoit Tessier / ReutersJincheng Guo, da China, reage depois de vencer a segunda rondaAndrew Couldridge / ReutersKa Long Cheung, de Hong Kong, em ação com Filippo Macchi, de ItáliaAlbert Gea / ReutersMax Verstappen, da Red Bull, durante a qualificaçãoHamad I Mohammed / ReutersNasser Al-Attiyah, da Nasser Racing, e o copiloto Mathieu Baumel em ação durante a 6.ª etapaHamad I Mohammed / ReutersUma tatuagem no braço do britânico Dan Evans é fotografada durante o seu jogo do Open da Austrália contra o italiano Lorenzo SonegoEdgar Su / ReutersRafael Nadal acena aos fãs durante uma homenagem à sua carreira depois de os Países Baixos terem eliminado a EspanhaJuan Medina / ReutersPriscila do Brasil em açãoLuisa Gonzalez / ReutersHenrique Marques Rodrigues Fernandes, do Brasil, em ação com Saleh Elsharabaty, da JordâniaTingshu Wang / ReutersErislandy Alvarez, de Cuba, em ação contra Jugurtha Ait Bekka, da ArgéliaPeter Cziborra / ReutersUm adepto inglês parece desanimado após a final do Euro-2024Eva Manez / ReutersMarc Cucurella, da Espanha, comemora com o troféu após vencer a finalLisi Niesner / ReutersLebron James, dos Estados Unidos, e Stephen Curry, dos Estados Unidos, festejam nos Jogos OlímpicosBrian Snyder / ReutersO medalhado de ouro Mauricio Valencia da Colômbia morde a sua medalha no pódioUmit Bektas / ReutersTakaaki Sugino, do Japão, durante a final masculina por equipasAmanda Perobelli / ReutersReação de um adepto escocêsLee Smith / Action Images via ReutersErling Braut Haaland, do Manchester City, em açãoLee Smith / Action Images via ReutersLionel Messi, da Argentina, levanta o troféu enquanto celebra com os colegas de equipa depois de vencer a Copa América 2024Agustin Marcarian / ReutersDaisy Osakue, da Itália, em açãoPawel Kopczynski / ReutersSteve Tomasin, dos Estados Unidos, e Rodrigo Isgro, da Argentina, trocam de calçõesPhil Noble / ReutersNoah Lyles, dos Estados Unidos, cruza a linha de chegada para ganhar o ouroAgustin Marcarian / Reuters