Mais

Basquetebol: Barcelona-Andorra ACB, um jogo que fez história na Liga ACB

Darío Brizuela durante o jogo Barcelona-MoraBanc Andorra
Darío Brizuela durante o jogo Barcelona-MoraBanc Andorraacb Photo / Marc Graupera
O jogo que o Barcelona e o MoraBanc Andorra disputaram no domingo, 22 de dezembro, ficará para a história da Liga ACB, com uns impressionantes 35 lances livres sem falhar entre as duas equipas.

Recorde as incidências da partida

Os espectadores que estiveram presentes no Palau Blaugrana recordarão que, para além do 105-79 com que a equipa de Joan Peñarroya regressou às vitórias após as recentes desilusões, houve outro recorde na liga espanhola.

Foi o jogo que terminou com a maior taxa de sucesso alguma vez registada da linha de lance livre na competição. O Barça fez 20 lançamentos sem qualquer erro. Andorra, por seu lado, foi para o lance livre para acertar os seus 15. Uma percentagem absoluta de 100% com um 35/35 que rompe com o recorde anterior, produzido há uma década num jogo entre Unicaja Málaga e Dominion Bilbao Basket, que terminou com um também espetacular 28/28.

É a sétima vez que um confronto da ACB termina com este êxito, o que aconteceu pela primeira vez na época 89/90, curiosamente também envolvendo Málaga e Bilbau, embora com um nome diferente: Caja de Ronda-Cajabilbao. Nessa altura, terminou com um 12/12.

Darío Brizuela em destaque

O base do Barça, Darío Brizuela, foi o melhor marcador nesta estatística particular, com 6/6. O seu colega de equipa Satoransky fez 5/5. Punter, Anderson, Vesely, Hernangómez e Abrines também contribuíram para o recorde. Na equipa de Andorra, o antigo jogador do Barcelona Kuric e Chougkaz com 4/4 cada, bem como Olumuyiwa, Ortega, Doumbouya e Lammers também não vacilaram.