Mais

Basquetebol: O extinto Torneio de Natal do Real Madrid

Arvydas Sabonis ao serviço do Real Madrid
Arvydas Sabonis ao serviço do Real MadridReal Madrid CF
Houve uma altura, não há muito tempo, em que o basquetebol europeu parava durante o período de Natal. Era a altura de um dos torneios mais emblemáticos da história.

O Torneio Internacional de Natal de Basquetebol era patrocinado por Raimundo Saporta e começou a realizar-se sob a égide da FIBA. A primeira edição teve lugar em 1966 e chamava-se Taça Intercontinental. De facto, conta para a lista histórica de vencedores da competição. O objetivo era inaugurar o pavilhão do Real Madrid na antiga Ciudad Deportiva, que mais tarde se chamaria Raimundo Saporta.

As duas primeiras edições tiveram campeões italianos: o Ignis Varese, que venceu o Corinthians na primeira final; e o Simmenthal Milan, que derrotou o Real Madrid na edição de 1967. A última edição ficou conhecida como Taça Latina (não confundir com a Taça Latina da FIBA), pois reuniu os campeões de Espanha, Itália, França e Portugal.

FIBA organizou o torneio

Entre 1967 e 1980, o Torneio Internacional de Natal da FIBA foi organizado pelo organismo máximo do basquetebol continental, que atribuía as suas prestigiadas medalhas, e patrocinado pela Philips. O Real Madrid venceu 12 das 14 edições. Com exceção da edição de 1971, que foi ganha pela equipa da NCAA da Carolina do Norte, e da edição de 1979, que foi ganha pela seleção da URSS.

Presença da URSS e da Jugoslávia

A partir de 1981, o torneio passou a ser organizado pelo Real Madrid, sob os auspícios do Comité de Atividades Internacionais da FIBA e com o patrocínio do El Corte Inglés, e a denominar-se Torneio Internacional de Natal. Durante este período, entre 1981 e 1989, o Real Madrid ganhou-o quatro vezes. A lista de vencedores aumentou e participaram as duas melhores equipas europeias da época. A URSS ganhou duas vezes e a Jugoslávia uma. Além disso, o Club Inmobanco foi campeão em 1982.

De 1989 a 2004, a competição foi redefinida, sem a tutela da FIBA. O Torneio de Natal passou a ser um torneio do Real Madrid. O torneio contou sempre com quatro equipas, exceto nas últimas cinco edições (entre 2000 e 2004) em que se disputou apenas um jogo, devido ao calendário apertado que acabou por cancelar o torneio.

No entanto, o nível foi sempre muito elevado. Basta ver a lista de vencedores da última edição. O Real Madrid ganhou nove vezes o Torneio de Natal. Além disso, foram campeões a lendária Jugoplastika, uma equipa All-Star do Brasil, a seleção jugoslava, o CSKA de Moscovo, o Panathinaikos, o Ural Great Perm e o Maccabi Telavive.