O Torneio Internacional de Natal de Basquetebol era patrocinado por Raimundo Saporta e começou a realizar-se sob a égide da FIBA. A primeira edição teve lugar em 1966 e chamava-se Taça Intercontinental. De facto, conta para a lista histórica de vencedores da competição. O objetivo era inaugurar o pavilhão do Real Madrid na antiga Ciudad Deportiva, que mais tarde se chamaria Raimundo Saporta.
As duas primeiras edições tiveram campeões italianos: o Ignis Varese, que venceu o Corinthians na primeira final; e o Simmenthal Milan, que derrotou o Real Madrid na edição de 1967. A última edição ficou conhecida como Taça Latina (não confundir com a Taça Latina da FIBA), pois reuniu os campeões de Espanha, Itália, França e Portugal.
FIBA organizou o torneio
Entre 1967 e 1980, o Torneio Internacional de Natal da FIBA foi organizado pelo organismo máximo do basquetebol continental, que atribuía as suas prestigiadas medalhas, e patrocinado pela Philips. O Real Madrid venceu 12 das 14 edições. Com exceção da edição de 1971, que foi ganha pela equipa da NCAA da Carolina do Norte, e da edição de 1979, que foi ganha pela seleção da URSS.
Presença da URSS e da Jugoslávia
A partir de 1981, o torneio passou a ser organizado pelo Real Madrid, sob os auspícios do Comité de Atividades Internacionais da FIBA e com o patrocínio do El Corte Inglés, e a denominar-se Torneio Internacional de Natal. Durante este período, entre 1981 e 1989, o Real Madrid ganhou-o quatro vezes. A lista de vencedores aumentou e participaram as duas melhores equipas europeias da época. A URSS ganhou duas vezes e a Jugoslávia uma. Além disso, o Club Inmobanco foi campeão em 1982.
De 1989 a 2004, a competição foi redefinida, sem a tutela da FIBA. O Torneio de Natal passou a ser um torneio do Real Madrid. O torneio contou sempre com quatro equipas, exceto nas últimas cinco edições (entre 2000 e 2004) em que se disputou apenas um jogo, devido ao calendário apertado que acabou por cancelar o torneio.
No entanto, o nível foi sempre muito elevado. Basta ver a lista de vencedores da última edição. O Real Madrid ganhou nove vezes o Torneio de Natal. Além disso, foram campeões a lendária Jugoplastika, uma equipa All-Star do Brasil, a seleção jugoslava, o CSKA de Moscovo, o Panathinaikos, o Ural Great Perm e o Maccabi Telavive.