As exigências são comuns no desporto de alto rendimento. Ainda mais em equipas como o Real Madrid, que se habituou a ganhar e a ganhar títulos nos últimos anos. Há menos de 24 horas, por exemplo, os merengues conquistaram um novo título da Liga Endesa. Um troféu que eleva o moral de um clube abatido (que perdeu as finais da Supertaça e da Taça). O desempenho na Euroliga também não foi o esperado: a eliminação precoce criou um momento de crise que a equipa acabou por ultrapassar para vencer a ACB.
O bom nível na La Liga contrasta com a versão que o Madrid ofereceu na Europa: Olympiacos, Panathinaikos, Mónaco e Fenerbahçe mostraram todos crescimento esta época. Os merengues, por outro lado, terão de se reerguer na próxima época para voltarem a ganhar protagonismo continental.
Neste contexto, a continuidade de Chus Mateo não está assegurada. Tanto o AS como o MARCA referem que a decisão depende de Florentino Pérez e que parece que, no caso de não se manter o processo de Mateo, Sergio Scariolo poderia ser o seu substituto.