Há algumas semanas, Ricky Rubio, de 34 anos, publicou um vídeo que parecia antecipar a retirada do basquetebol profissional. Mas nada poderia estar mais longe da verdade, já que o Joventut acaba de anunciar que o base, com vasta experiência na NBA, voltará a jogar com eles na Liga ACB.
"Ricky Rubio volta a sorrir", afirmou o clube catalão numa publicação na rede social X. E não é apenas por regressar à equipa da sua vida, mas também por ter ultrapassado uma dura batalha com a sua saúde mental que durou vários anos.
Em 2012, Ricky foi para a NBA para jogar nos Minnesota Timberwolves, onde permaneceu durante seis temporadas. Depois, jogou nos Utah Jazz, Phoenix Suns, Minnesota Timberwolves novamente e Cleveland Cavaliers, antes de se ausentar devido a problemas de saúde mental.
Em março de 2024, regressou ao Barça, na sua última temporada como profissional.
Como jogador da seleção espanhola, conquistou o ouro no Mundial de 2019, onde recebeu o prémio de MVP para melhor jogador da competição. Conquistou ainda duas medalhas de ouro no Eurobasket (2009 e 2011) e uma medalha de prata olímpica em Pequim (2008).