Começa a Liga ACB: Real Madrid e Barcelona são mais uma vez os favoritos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Começa a Liga ACB: Real Madrid e Barcelona são mais uma vez os favoritos

Apresentação oficial da Liga Endesa 2023/2024
Apresentação oficial da Liga Endesa 2023/2024ACBCOM
Nos últimos 13 anos, apenas duas equipas interromperam o duopólio do Real Madrid e do Barcelona na liga Endesa. O Valência Basket, em 2017, e o Baskonia, em 2020, acabaram com a festa dos dois gigantes. Agora, começa uma nova edição em que, naturalmente, ambos serão novamente favoritos.

Na época passada, o Barcelona venceu a final de forma estrondosa, mas o Real Madrid tinha levado o jackpot da Euroliga. Desta vez, no aperitivo para o início da competição da Liga, na Supertaça de Espanha, os merengues conquistaram o primeiro título. Numa equipa do Barça com muitas caras novas e numa equipa de Madrid que volta a contar com Campazzo, ambos voltam a ser os grandes candidatos no início de uma corrida que será longa.

Na apresentação oficial, no Retiro de Madrid, o Barça reconheceu o seu desejo de vingança.

"Estamos magoados com a Supertaça", admitiu Joel Parra. O catalão é uma das novas apostas da direção desportiva da secção de basquetebol do Barcelona, juntamente com outros como Brizuela, Willy Hernangómez, Jabari Parker ou Roger Grimau na direção a partir do banco. Por outro lado, jogadores como Mirotic e Higgins vão fazer falta.

Em Madrid, o sentimento é diferente: "Estamos integrados porque, em comparação com o ano passado, somos quase os mesmos. Desde a primeira sessão de treino e sabendo que vamos ter mais de 80 jogos, somos os mesmos... acrescentando o 'Facu'", explicou Vincent Poirier, central do Madrid.

Poirier insistiu na importância do argentino. "Parece que nunca saiu do Real Madrid. Defende e ataca muito, tem energia e faz coisas importantes a toda a hora", acrescentou.

O Barça terá de parar um bloco em que Campazzo e Tavares aparecem como líderes. "O bloco e a continuação fizeram a diferença na Supertaça. Não podemos ter momentos tão maus no terceiro período. O Campazzo e o Tavares estão a jogar a um nível muito elevado, sobretudo defensivamente, e todos temos de procurar formas de fazer faltas ou atacar com novas variantes", afirmou Joel Parra. 

Na viagem contínua que o título da ACB faz de Madrid a Barcelona e vice-versa, várias equipas tentarão, uma vez mais, interromper essa ponte aérea. O Baskonia, eterno candidato ao título, o Unicaja Málaga e o Valencia Basket, entre outros, tentarão impedir que o trono do rei do basquetebol espanhol seja uma questão de dois. A diversão começa este fim de semana.