Mais

Real Madrid reaparece na Euroliga e vence o clássico após dois prolongamentos (90-97)

Mario Hezonja dirige-se para o cesto em frente aos jogadores do Barcelona e do Real Madrid
Mario Hezonja dirige-se para o cesto em frente aos jogadores do Barcelona e do Real MadridEnric Fontcuberta / EPA / Profimedia
O Real Madrid somou cinco vitórias consecutivas contra o Barcelona e renasceu na Euroliga. Edy Tavares fez um grande jogo, com 24 pontos, 18 ressaltos e 39 de valorização, e Facundo Campazzo (18 pontos, cinco ressaltos, 10 assistências e 32 créditos) foi decisivo nos momentos importantes. É a primeira vitória fora de casa da equipa de Chus Mateo esta época nas competições europeias.

Recorde as incidências da partida

O segundo dérbi da época foi disputado no Palau, com duas equipas em situações algo estranhas na Euroliga nesta fase. O Barcelona começou a jornada em sétimo lugar, depois de um bom arranque, mas com derrotas frente ao Bayern e ao Paris, enquanto o Real Madrid começou em décimo, com cinco vitórias e seis derrotas.

O Barça entrou em campo com a intenção de quebrar uma série de quatro derrotas consecutivas contra os seus arquirrivais: as meias-finais da Supertaça e as três derrotas na final da ACB da época passada.

Vesely domina a quadra

O início do jogo foi extremamente equilibrado. O Real Madrid liderou por cinco pontos no primeiro quarto (17-22), com uma boa defesa e a liderança de Campazzo. Mas o Barça reagiu no segundo com uma vantagem de 21-12, que o deixou com quatro pontos de vantagem ao intervalo, nada que não pudesse ser alterado após o recomeço.

A chave para a reviravolta do Barça foi o grande jogo de Vesely, que recuperou o ressalto e marcou oito pontos consecutivos para virar o jogo, bem como os bons minutos de Neto na sua estreia.

Hezonja e o parcial de 0-10

O terceiro quarto foi o da reação madrilena, com um parcial de 0-10 liderado por um imparável Mario Hezonja, que marcou 15 pontos, com dois triplos, um espetacular reverse lay-up e liderando o contra-ataque branco. O croata foi acompanhado por Tavares no jogo. O Barça reduziu a desvantagem nos últimos minutos e o jogo entrou no último quarto muito apertado: 52-54.

O último quarto foi de cortar a respiração, com uma paridade máxima e três pontos de ambas as equipas (Vesely e Abalde). Entrámos nos últimos dois minutos com um empate (66-66), depois de Punter ter marcado um triplo. Mas Edy Tavares não permitiu que ele marcasse no ataque seguinte e pôs um ponto final na situação. O americano forçou uma falta num lançamento de 6,75 e marcou os três lances livres. Hezonja falhou então o seu lançamento de três pontos.

Campazzo força o prolongamento

O Real Madrid entrou no último minuto a perder por quatro, mas Edy Tavares forçou um 2+1 e o jogo voltou a ficar equilibrado. O Barça não acertava no seu ataque e o Real Madrid também não. Punter conduziu a bola e foi parar à linha de lance livre, onde marcou os dois golos. Campazzo assistiu Tavares para fazer o 72-71 a 9.9 do fim. O Barça atacou e Jabari Parker converteu os seus dois lances livres. Mas a 1,6 do fim, Facu fez um triplo golo estratosférico para levar o jogo para prolongamento: 74-74.

No prolongamento, Tavares impôs a sua lei da pintura de um lado da quadra, mas Vesely apareceu do outro. Punter, com uma bola de três pontos, colocou o Barcelona em vantagem a 1:40 do fim (81-80). Um afundanço do cabo-verdiano alterou o resultado, mas Punter voltou a colocar o Barça a ganhar por um ponto. Campazzo foi para a cozinha e colocou o resultado em 83-84. Punter marcou um dos dois lances livres e no último ataque o livre de Hezonja ficou no cesto. 84-84 e estava na altura do segundo prolongamento.

Campazzo marca no segundo prolongamento

O segundo prolongamento continuou com a igualdade. O Real Madrid estava em vantagem no marcador até que um triplo de Jabari Parker fez o 90-89. Mas o Real Madrid reagiu, apertando a defesa, e uma assistência de Campazzo para Hezonja colocou o resultado em +3. Punter falhou um lançamento de três pontos e o Madrid atacou para selar o jogo.

Facu foi até à cozinha, marcando um parcial de 0-6 e o jogo (90-95) não mais fugiria ao Real Madrid, que somou mais dois pontos à sua vantagem.

Os jogadores mais destacados do jogo, para além de Tavares (24+18 e 39 de valorização) e Campazzo, foram Mario Hezonja pelo Madrid com 23 pontos e pelo Barcelona com 23 pontos.