Numa mensagem dirigida ao Presidente da República de Angola, a embaixadora Maria de Fátima Jardim felicitou o chefe de Estado angolano, a Seleção Nacional de Basquetebol, a Federação Angolana de Basquetebol e o povo angolano pela conquista do AfroBasket, no passado domingo.
O 12.º título africano em basquetebol reflete “não apenas a excelência desportiva da equipa, mas também o esforço coletivo, a determinação e a paixão, valores que têm sido fundamentais na construção de Angola”, lê-se na missiva.
Para a embaixadora angolana, esta vitória é “um reflexo da liderança e da aposta contínua na dimensão do desporto”, constituindo um “marco para novas conquistas e motivo de inspiração para as futuras gerações não só em Angola, como em todo o espaço da CPLP”.
No dia seguinte à conquista, João Lourenço saudou a vitória da seleção de Angola de basquetebol pela conquista do 12.º título de campeã africana desta modalidade.
“Saúdo efusivamente os atletas, equipa técnica e todos os que colaboram e tornaram possível mais esta vitória de Angola no Afrobasket, proporcionando uma onda de alegria que se alastrou por todo o país”, referiu João Lourenço na sua mensagem.
Também o Bureau Político do Comité Central do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA, no poder) destacou esta vitória como um momento de grande alegria para os angolanos e uma demonstração do talento, determinação e capacidade desportiva do país.
Por seu lado, a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA, oposição) felicitou a “extraordinária conquista do Afrobasket 2025”, vitória que considerou “um reflexo do trabalho árduo, da dedicação e do talento” dos atletas nacionais, “que representaram Angola com bravura”.
Angola acolheu a 31ª edição do Afrobasket, que contou com a participação de 16 seleções africanas, tendo o país lusófono conquistado o seu 12.º título africano, pela seleção nacional sénior masculina de basquetebol, ao vencer o Mali por 70-43.
Com 12 títulos continentais, Angola reforçou nesta edição 2025 a sua posição histórica de seleção mais premiada.
